30/09/12

Como encarar o fardo da depressão



Pode um cristão ficar deprimido? A depressão no cristão não é indicação de que ele não confia em Deus? É pecaminoso o sentimento depressivo?

Antes de considerar o assunto, vejamos algumas declarações de Davi: “Por que está abatida, oh! minha alma?” (Salmo 42:5). “Sinto abatida dentro de mim a minha alma” (Salmo 42:6). “Por que te perturbas dentro de mim?” (Salmo 42:5). Agora vejamos a declaração de outros homens bíblicos. Elias disse: “Toma agora, ó Senhor a minha alma” (I Reis 19:4); e Jonas: “Melhor me é morrer do que viver” (Jonas 4:3). Quer ir um pouco mais adiante? Veja o que Jesus falou: “A Minha alma está profundamente triste até a morte” (Mateus 26:38).
Geralmente, quando uma pessoa está deprimida, fica com o rosto triste, o semblante descaído, chora, perde o apetite e sente como se sua situação não tivesse saída. Para completar, a pessoa sente-se culpada porque acha que o cristão não pode ficar deprimido e aí o problema se complica mais.
O que fazer quando na vida surgirem momentos difíceis que nos levam ao desânimo? O conselho do salmista é: “Lança o teu fardo sobre o Senhor e Ele te susterá”.
O que significa isto? Primeiro: aceite-se como você é. Não tenha medo das situações adversas. Deus nos criou com temperamentos diferentes. Uns são mais duros e dificilmente tremem; outros, por sua vez, são mais sensíveis e sujeitos a sentir-se fracos diante da adversidade. Aceite-se a si mesmo do jeito que você é. Isto não quer dizer que a personalidade distorcida que podemos trazer antes da conversão deve dominar a nossa vida. Mas, deixe que o Espírito Santo complete em você a obra que iniciou. Então não desespere. Reconheça sua realidade e aceite-a.
Em segundo lugar, louve o nome de Deus mesmo que não sinta que deve louvar. Louve-O porque o amor de Deus, Sua misericórdia e as bênçãos que Ele está disposto a derramar sobre você, não dependem de como você se sente, mas de quanto você significa para Ele. Você é a coisa mais importante para Deus, ao ponto de enviar Seu Filho Unigénito para salvá-lo.
A palavra fardo [ou cuidados] usada em Salmo 55:22, no original hebraico é yehab e significa “carga pesada”. A Septuaginta usa a mesma palavra, mérinma, que significa “cuidado”, “ansiedade”, “preocupação” pelo que ainda não aconteceu.
O conselho divino para nós é então: “Filho, Eu o amo. Você não tem que andar preocupado pelos problemas que ainda não apareceram. Confie em Mim, lance sobre Mim o seu fardo. Eu o ajudarei a chegar descansado ao porto seguro.”
O dia de hoje está diante de você. Ao seu lado, embora você não possa vê-Lo, está Jesus, pronto a carregar o fardo que o oprime. Aceite o convite e parta para a luta na companhia dAquele que nunca falha. (Alejandro Bullon)

Sem comentários: