11/02/09

QUANTOS QUILÓMETROS SE PODE ANDAR AO SÁBADO?

Entramos na Sagrada Escritura uma certa distância que é permitida andar no Sábado. Encontramos também que Deus ordenou que no Sábado não se acendesse fogo em nenhuma habitação do povo de Israel. Quantos quilómetros são permitidos andar num dia de Sábado sem transgredir o mandamento? Podemos acender o fogo nas nossas casas no dia de Sábado?

No período posterior ao exílio babilónico, os judeus tinham estabelecido regras severas concernentes à observância sabática. Ninguém podia percorrer o espaço superior a 1km, aproximadamente, no Sábado. Contudo, a Palavra de Deus de modo algum estabelece limites de distância que um cristão possa percorrer nesse dia. Logicamente não é a distância percorrida no Sábado o que importa, e sim os motivos de tal percurso. Se precisarmos de nos deslocarmos 10 km a fim de praticar o bem em prol dos semelhantes ou realizar uma actividade evengelística, ou mesmo para nos deslocarmos ao local de culto, podemos, com toda a convicção e tranquilidade, fazê-lo sem incorrer no desagrado divino.

A distância sabática mencionada em Actos 1:12 referia-se à estabelecida pela Tradição judaica, cuja validade Cristo negou, dizendo que eles, pelas suas tradições, anulavam o mandamento de Deus (ver Marcos 7:7-9).

Cristo reiteradas vezes efectuou actos de misericórdia durante os sábados, enfrentando a incompreensão dos fariseus e saduceus do Seu tempo. Estes preocupavam-se mais com a forma do que com o espírito, e a intenção do Mestre era corrigir a maneira errónea em que eles guardam o Sábado, contestando a Tradição que eles por sua própria iniciativa tinham estabelecido para observar o dia do Senhor.

O acender o fogo no Sábado (Êxodo 35:3) era proibido aos israelitas enquanto jornadeavam na região desértica, onde o clima é relativamente quente à noite. Sabe-se que o acender fogo nos tempos antigos requeria grande empenho, pois não havia acendedores automáticos ou fósforos. Diz o comentário bíblico de Adam Clarke: “Os judeus consideram este preceito como proibindo acender fogo apenas para propósitos de realizar trabalhos ou preparar mantimentos. Mas para obter luz e calor, julgam lícito acender fogo no dia de Sábado…”

A Bíblia menciona outras providências que os israelitas deveriam tomar enquanto jornadeavam pelo deserto, os quais, evidentemente, não teriam sentido quando já estivessem instalados nas cidades. Ver como exemplo, Deuteronómio 23:13