
No período posterior ao exílio babilónico, os judeus tinham estabelecido regras severas concernentes à observância sabática. Ninguém podia percorrer o espaço superior a 1km, aproximadamente, no Sábado. Contudo, a Palavra de Deus de modo algum estabelece limites de distância que um cristão possa percorrer nesse dia. Logicamente não é a distância percorrida no Sábado o que importa, e sim os motivos de tal percurso. Se precisarmos de nos deslocarmos 10 km a fim de praticar o bem em prol dos semelhantes ou realizar uma actividade evengelística, ou mesmo para nos deslocarmos ao local de culto, podemos, com toda a convicção e tranquilidade, fazê-lo sem incorrer no desagrado divino.
A distância sabática mencionada em Actos 1:12 referia-se à estabelecida pela Tradição judaica, cuja validade Cristo negou, dizendo que eles, pelas suas tradições, anulavam o mandamento de Deus (ver Marcos 7:7-9).
Cristo reiteradas vezes efectuou actos de misericórdia durante os sábados, enfrentando a incompreensão dos fariseus e saduceus do Seu tempo. Estes preocupavam-se mais com a forma do que com o espírito, e a intenção do Mestre era corrigir a maneira errónea em que eles guardam o Sábado, contestando a Tradição que eles por sua própria iniciativa tinham estabelecido para observar o dia do Senhor.
O acender o fogo no Sábado (Êxodo 35:3) era proibido aos israelitas enquanto jornadeavam na região desértica, onde o clima é relativamente quente à noite. Sabe-se que o acender fogo nos tempos antigos requeria grande empenho, pois não havia acendedores automáticos ou fósforos. Diz o comentário bíblico de Adam Clarke: “Os judeus consideram este preceito como proibindo acender fogo apenas para propósitos de realizar trabalhos ou preparar mantimentos. Mas para obter luz e calor, julgam lícito acender fogo no dia de Sábado…”
A Bíblia menciona outras providências que os israelitas deveriam tomar enquanto jornadeavam pelo deserto, os quais, evidentemente, não teriam sentido quando já estivessem instalados nas cidades. Ver como exemplo, Deuteronómio 23:13