29/04/09

SÃO AS CURAS FEITAS PELOS PREGADORES VERDADEIRAS?

Vamos relatar uma experiência verdadeira.
Dia Mundial dos Enfermos e das Enfermas [ver]

O Doutor Nicanor Arriola é um ortopedista reconhecido e estimado em Iquitos, Peru.
Certo dia, um ancião de cadeira de rodas veio ao seu consultório acompanhado pela sua família.
Esposa do Idoso - Bom dia, doutor, aqui está o meu marido que não pode caminhar.
DOUTOR: Vejamos como estão esses joelhos, avô…
O Doutor Arriola examinou os músculos do ancião inválido e viu que não tinha nada. Era uma paralisia histérica.
DOUTOR (PENSA) “Neste caso o que é que lhe vou dizer, como convence-lo de que ele poderia caminhar perfeitamente?”
Foi quando o Doutor se lembrou dos Evangelhos. Como Jesus nos campos da Galileia, falava com as pessoas e a muitas curava. Olhou pensativamente para o idoso. Estendeu as mãos para ele e com uma voz, mesclada de autoridade e ternura, disse: Irmão, levanta-te e anda!
O ancião inválido sentiu o chamado, levantou-se temeroso… e caminhou para o doutor.
A esposa, gritou: Milagre, milagre!
IDOSO: Obrigado, querido Doutor, obrigado…
A família aproximou-se para beijar a mão do doutor. E abraçar o idoso com tanto entusiasmo que quase o mandam novamente para a cadeira de rodas.
Actualmente, estão na moda os pregadores que fazem milagres pela televisão, pelo rádio, congregam multidões que levantam as mãos para eles. Estes missionários curam desde uma dor de coluna até um cancro. E não empregam nenhum medicamento. Basta impor as mãos sobre a cabeça do crente. Ou dizer-lhes, como o doutor Arriola, "levanta-te e anda".
A fé move montanhas, só a fé!
Você pensa : Isso dizem eles, que a fé move montanhas. Mas, o que acontece, na realidade? Perguntemos ao doutor Nicanor Arriola.
DOUTOR: Bom, alguns são charlatães que se aproveitam da ingenuidade das pessoas. Têm um grupo de falsos enfermos que os tiram para ser "curados"... é um assalto ao bolso alheio. Com esse conto tiram esmolas e mais esmolas dos ingénuos.
Você: Mas no caso do idoso do seu consultório?
DOUTOR: Ah, aí não são truques mas endorfinas.
Você: Endor que?
DOUTOR: Endorfinas. Quando um enfermo tem confiança na palavra do médico ou num medicamento, ainda que seja só açúcar, o seu corpo reagirá positivamente elaborando uma substância chamada endorfina. A descarga de endorfinas no sangue amenisa a dor e faz sentir o enfermo melhor.
Você: E no caso de um pregador?
DOUTOR: Ocorre o mesmo.
Você: E é cura de verdade?
DOUTOR: Vamos ver. Se o idoso tivesse rompidmento dos tendões ou prejudicado os seus músculos, não o levantaria a não ser pelo poder de Jesus Cristo directamente. Mas se a enfermidade é mais psicológica que física, com uma dose de confiança no doutor e uma descarga de endorfina cura-se.
Você: Então, a fé move montanhas?
DOUTOR: Não, a fé move endorfinas. Creia-me, o nosso corpo é a melhor farmácia que temos, produz as substâncias curativas que necessitamos. O s verdadeiros milagres acontecem no nosso próprio corpo. E não elimina a fé, a pessoa necessita de ouvir uma voz com autoridade.