Ao longo da história do cristianismo, houve muitas discussões
sobre o significado do termo “primogénito” (grego protótokos) quando usado em
relação a Cristo. No Novo Testamento, Cristo é chamado “o Primogénito” (Hb
1:6), “o primogénito de toda a criação” (Cl 1:15), “o Primogénito dos mortos”
(Ap 1:5), “o primogénito de entre os mortos” (Cl 1:18) e “o primogénito entre
muitos irmãos” (Rm 8:29).
Para entender essa questão, é importante ter em mente que,
entre os israelitas, todo o primogénito deveria ser consagrado ao Senhor (Êx
13:1-16; ver Lc 2:22-24), recebendo herança “dobrada” em relação aos demais
irmãos (Dt 21:15-17). Embora o termo “primogénito” seja normalmente usado para
designar o primeiro filho de um casal, ele é também empregado na Bíblia em
relação a um dos demais filhos, que não o mais velho, mas que se tenha destacado
entre os seus irmãos. É neste sentido que Deus qualificou a Israel, que não era
a nação mais antiga da terra, de