Qual a razão de Deus ordenar a observância do Sábado do pôr-do-sol e não à meia-noite, ou às seis horas da tarde? Como podem os filhos de Deus observar o Sábado à mesma hora se o dia começa em hora diferente em Lisboa, Rio de Janeiro, Tóquio e em tantas outras partes do Mundo?
No livro de R.L.Odom, The World, retiramos as seguintes observações:
“Vendo que as Escrituras Sagradas ensinam a observância do Sábado do por do Sol ao pôr do Sol, pessoas há que concluem ser isso impossível no Extremo Norte, onde há todos os anos um período durante o qual o Sol permanece no alto, e outro em que ele permanece oculto abaixo do horizonte, durante as completas vinte e quatro horas do dia.
“É certo que residem ali numerosos observadores do Sábado, os quais afirmam não ser difícil saber quando chega a hora do pôr-do-sol, para iniciarem a observância do santo dia de repouso. Surpreendem-se, com efeito, ao saberem que haja quem pense ser isso impossível.
“No período em que o Sol está oculto abaixo do horizonte, os guardadores do Sábado no Extremo Norte observam o dia de sexta-feira ao meio – dia até ao Sábado ao meio-dia, porquanto essa hora corresponde ao pôr do Sol na região Árctica no Inverno. Pois todos os dias, enquanto o Sol se oculta sob o horizonte meridional, ele atinge o seu zénite ao meio-dia, visto como nessa hora tanto se levanta como se põe, abaixo do horizonte.
“Daí por diante, passa a ser visível o pôr-do-sol, assinalando o começo e o fim do sétimo dia. Cada dia o Sol se ergue um pouco mais cedo e se põe um pouco mais tarde, de modo que a 21 de Março (equinócio vernal), o nascer do Sol se dá às 6 horas da manhã, pondo-se às 6 da tarde.
“Nos dias de verão, em que o Sol se não se põe, quando ele alcança o zénite (o ponto mais alto no seu aparente caminho circular no céu), nos dias de Verão, eles sabem que é meia-noite. Este ponto mais baixo no aparente circuito solar de vinte e quatro horas no céu é pelos habitantes daquela região denominado ponto do Norte. Corresponde, como dissemos, ao pôr-do-sol. Por essa referência os habitantes do árctico, observam no Verão o sétimo dia de meia-noite de sexta-feira até meia-noite de Sábado, pois o Sol está por essa altura em seu nadir (o “mergulho”), que é também o ponto do pôr-do-sol.
“Nem os observadores do domingo nem os do Sábado têm qualquer dificuldade em saber quanto começar o seu dia de repouso religioso, no Extremo Norte. Em dois períodos do ano o visível pôr-do-sol serve de sinal para marcar o princípio e o fim do sétimo dia para os Adventistas na região árctica. E nos dias em que o Sol não aparece acima do horizonte, o Sábado é observado de Sexta-feira, ao meio-dia, até ao meio-dia do Sábado, é por isso que essa hora corresponde ao tempo do pôr do sol, segundo o prova o último pôr-do-sol visível, ocorrido no princípio do período, e o primeiro por do sol visível no final do período. Mas durante o tempo em que o Sol está no céu continuamente, o Sábado é observado de sexta-feira à meia-noite, até meia-noite do Sábado, porque o Sol está no seu nadir nesse momento do dia, como o provam o último por do sol visível no princípio do período, e o primeiro visível por do sol ocorrido no final do período”. – Obra citada, ps. 121, 122, 138, 140, 141, 143, 144.
Quanto às diferenças de tempo entre observadores do Sábado de diferentes meridianos e fusos horários, Francis D. Nichol de forma muito concreta responde:
“O mandamento do Sábado nada diz acerca de ocorre a guarda do dia de repouso no mesmo espaço de tempo em todos os lugares da Terra. Simplesmente ordena guardar ´o sétimo dia´. E este sétimo dia acaso não chega a todas as partes da Terra?” Answer to Objections, p. 207
No livro de R.L.Odom, The World, retiramos as seguintes observações:
“Vendo que as Escrituras Sagradas ensinam a observância do Sábado do por do Sol ao pôr do Sol, pessoas há que concluem ser isso impossível no Extremo Norte, onde há todos os anos um período durante o qual o Sol permanece no alto, e outro em que ele permanece oculto abaixo do horizonte, durante as completas vinte e quatro horas do dia.
“É certo que residem ali numerosos observadores do Sábado, os quais afirmam não ser difícil saber quando chega a hora do pôr-do-sol, para iniciarem a observância do santo dia de repouso. Surpreendem-se, com efeito, ao saberem que haja quem pense ser isso impossível.
“No período em que o Sol está oculto abaixo do horizonte, os guardadores do Sábado no Extremo Norte observam o dia de sexta-feira ao meio – dia até ao Sábado ao meio-dia, porquanto essa hora corresponde ao pôr do Sol na região Árctica no Inverno. Pois todos os dias, enquanto o Sol se oculta sob o horizonte meridional, ele atinge o seu zénite ao meio-dia, visto como nessa hora tanto se levanta como se põe, abaixo do horizonte.
“Daí por diante, passa a ser visível o pôr-do-sol, assinalando o começo e o fim do sétimo dia. Cada dia o Sol se ergue um pouco mais cedo e se põe um pouco mais tarde, de modo que a 21 de Março (equinócio vernal), o nascer do Sol se dá às 6 horas da manhã, pondo-se às 6 da tarde.
“Nos dias de verão, em que o Sol se não se põe, quando ele alcança o zénite (o ponto mais alto no seu aparente caminho circular no céu), nos dias de Verão, eles sabem que é meia-noite. Este ponto mais baixo no aparente circuito solar de vinte e quatro horas no céu é pelos habitantes daquela região denominado ponto do Norte. Corresponde, como dissemos, ao pôr-do-sol. Por essa referência os habitantes do árctico, observam no Verão o sétimo dia de meia-noite de sexta-feira até meia-noite de Sábado, pois o Sol está por essa altura em seu nadir (o “mergulho”), que é também o ponto do pôr-do-sol.
“Nem os observadores do domingo nem os do Sábado têm qualquer dificuldade em saber quanto começar o seu dia de repouso religioso, no Extremo Norte. Em dois períodos do ano o visível pôr-do-sol serve de sinal para marcar o princípio e o fim do sétimo dia para os Adventistas na região árctica. E nos dias em que o Sol não aparece acima do horizonte, o Sábado é observado de Sexta-feira, ao meio-dia, até ao meio-dia do Sábado, é por isso que essa hora corresponde ao tempo do pôr do sol, segundo o prova o último pôr-do-sol visível, ocorrido no princípio do período, e o primeiro por do sol visível no final do período. Mas durante o tempo em que o Sol está no céu continuamente, o Sábado é observado de sexta-feira à meia-noite, até meia-noite do Sábado, porque o Sol está no seu nadir nesse momento do dia, como o provam o último por do sol visível no princípio do período, e o primeiro visível por do sol ocorrido no final do período”. – Obra citada, ps. 121, 122, 138, 140, 141, 143, 144.
Quanto às diferenças de tempo entre observadores do Sábado de diferentes meridianos e fusos horários, Francis D. Nichol de forma muito concreta responde:
“O mandamento do Sábado nada diz acerca de ocorre a guarda do dia de repouso no mesmo espaço de tempo em todos os lugares da Terra. Simplesmente ordena guardar ´o sétimo dia´. E este sétimo dia acaso não chega a todas as partes da Terra?” Answer to Objections, p. 207
Sem comentários:
Enviar um comentário