Ao longo da história do cristianismo, houve muitas discussões
sobre o significado do termo “primogénito” (grego protótokos) quando usado em
relação a Cristo. No Novo Testamento, Cristo é chamado “o Primogénito” (Hb
1:6), “o primogénito de toda a criação” (Cl 1:15), “o Primogénito dos mortos”
(Ap 1:5), “o primogénito de entre os mortos” (Cl 1:18) e “o primogénito entre
muitos irmãos” (Rm 8:29).
Para entender essa questão, é importante ter em mente que,
entre os israelitas, todo o primogénito deveria ser consagrado ao Senhor (Êx
13:1-16; ver Lc 2:22-24), recebendo herança “dobrada” em relação aos demais
irmãos (Dt 21:15-17). Embora o termo “primogénito” seja normalmente usado para
designar o primeiro filho de um casal, ele é também empregado na Bíblia em
relação a um dos demais filhos, que não o mais velho, mas que se tenha destacado
entre os seus irmãos. É neste sentido que Deus qualificou a Israel, que não era
a nação mais antiga da terra, de “meu primogénito” (Êx 4:22); a Efraim, o
segundo filho de José e Azenate, de “o meu primogénito” (Jr 31:9); e a Davi, o
mais novo dos oito filhos de Jessé, de “meu primogénito, o mais elevado entre
os reis da terra” (Sl 89:27).
Cristo é qualificado “o primogénito de toda a criação” (Cl
1:15) num contexto que O enaltece como o Criador que está acima de toda a
criação. Em Colossenses 1:15-17, Paulo afirma que Cristo “é a imagem do Deus
invisível, o primogénito de toda a criação; pois n´Ele foram criadas todas as
coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos,
sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio d´Ele
e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. N´Ele tudo subsiste.”
Se o próprio Cristo fosse uma criatura do Pai, como alegam
alguns pretensos cristãos, como poderia o texto acima afirmar que “tudo” o que
foi criado foi “por meio d´Ele” criado? Se Cristo houvesse sido gerado em algum
momento da eternidade, como poderia ser chamado em Isaías 9:6 de “Deus Forte” e
“Pai da Eternidade”? Nesse caso, Ele não seria “Pai da Eternidade”, mas
simplesmente uma criatura que veio à existência em algum momento específico da
eternidade! Cremos, porém, que como “o primogénito de toda a criação” Cristo é
o Soberano absoluto sobre toda a criação, pois “n´Ele habita corporalmente toda
a plenitude da Divindade” (Cl 2:9).
Texto de autoria do Dr. Alberto Timm, publicado na Revista
Sinais dos Tempos, novembro/dezembro de 2001. p. 30.
Sem comentários:
Enviar um comentário