2) O Pai, o Filho e o Espírito Santo são coiguais, coeternos?
3) Que sentido se pode dar a João 1:1 e 10:30?
4) Se o Filho for eterno como o Pai, por que é Ele chamado “o Primogénito de Toda a Criação”, “o Principio da Criação de Deus” Apocalipse 3:14?
1) O vocábulo “Trindade” não se encontra na Bíblia, mas a Palavra de Deus faz muitas alusões aos três Seres que constituem a Divindade, e na teologia escolheu-se a palavra “Trindade” para designá-los.
Declara o The Westminster Dictionary of the Bible: “Embora não exista uma simples passagem nas Escrituras em que são resumidos e explicados todos os pormenores deste grande mistério, não faltam textos em que as três Pessoas são reunidas numa maneira que expõe imediatamente a sua unidade e distinção. A mais importante delas é talvez a fórmula batismal no nome trino e uno… (Mateus 28:19), e a bênção apostólica em que a bênção divina é implorada de cada uma dessas pessoas, por sua vez (2ª Coríntios 13:13) “ – p. 207.
2) A igualdadde de Cristo com Deus Pai é demonstrada de muitas maneiras no Novo Testamento: a) Honrar o Filho é honrar o Pai (João 5:23); b) ver a Cristo é ver a Deus (João 14:7-9); c) Conhecer a Cristo é conhecer o Pai (João 14:7); d) Crer em Jesus é crer em Deus (João 12:44); e) Cristo fez as mesmas coisas que o Pai (João 5.19); f) Cristo ressuscita os mortos assim como faz o Pai (João 5:21); g) Cristo possui vida em Si mesmo da mesma maneira que o Pai (João 5:26).
“Falando da Sua preexistência, Cristo remonta a eras sem data. Assegura-nos que jamais houve tempo em que Ele não estivesse em íntima associação com o Deus eterno”. E.G.White, em The Signs of the Time, 29 de Agosto de 1900.
3) Que sentido se pode dar a João 1:1: – Aí salientada a “continua, eterna e ilimitada existência de cristo antes da Sua encarnação. Na eternidade passada não houve um ponto antes do qual se poderia dizer que o Verbo não existia. O Filho ´estava com o Pai desde toda a eternidade´(Atos dos Apóstolos, p. 39). ´Nunca houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o eterno Deus´(Evangelismo, p. 615)”. – The SDA Bible Commentary, vol. 5, p. 896.
João 10:30 – “Jesus mencionou a Sua unidade com o Pai na vontade, propósito e objectivos. O pai Se encontrava detrás das palavras e ações de Jesus. Além disso, essas palavras encerram o sentido da estreita relação de Jesus com o Pai. Os judeus interpretaram as Suas palavras como uma pretensão à divindade”. Idem, p. 1008.
Os versos imediatos a João 10:30 mostram que os judeus qualificaram de blasfémia a declaração de Cristo, pois apanharam pedras para o lapidar. “Sendo Tu homem te fazes Deus a Ti mesmo”, era a acusação deles (ver vs. 31 a 33). Atitudes semelhante tiveram ao Jesus identificar-Se com o “Eu Sou” do Velho Testamento (ver João 8:58,59).
4) Cristo é o “Primogénito de toda a criação” no sentido de que assim como o primogénito de uma família real goza de especial dignidade e prestígio, assim a “posição de Cristo é incomparável, autorizada e absoluta. Foi investido de todas as prerrogativas e autoridade no Céu e na Terra”
“O sentido então é que Cristo ocupa a mais exaltada posição no Universo. Ele sobressai entre todos os outros; está `frente de todas as coisas. É o Filho de Deus e o herdeiro de tudo. Todos os outros seres são também ´descendência de Deus´; mas Ele é exaltado como o Filho de Deus, mais do que todos”. – Alberto Barnes, em Notes Expository and Practical on the Gospels.
Nem sempre o primeiro nascido tem a primazia de primogénito, como os exemplos de Manasses e Efraim ilustram (ver Gén. 48:17-20), ou a experiência de Jacó e Esaú. Em ambos os casos os mais novos passaram a desfrutar da primogenitura por razões especiais.
Cristo é o “Princípio da criação de Deus” porque a palavra archê (traduzida por “principio”) significa que Ele é a origem, ou a fonte principal da criação de Deus, e encerra também a ideia de primazia em poder, supremacia, autoridade, etc. (Ver Colossenses 1:18). “Todas as coisas foram feitas por intermédio d´Ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. João 1:3.
É interessante notar que a palavra grega archê, usada em Apocalipse 3:14, consta da raiz da palavra traduzida por “autor” em Hebreus 12:2.
Finalmente, uma comparação de várias passagens do Velho Testamento que se aplicam especialmente ao Pai, Jeová, com textos correspondentes no Novo Testamento, que se referem a Cristo, adiciona luz sobre a questão, demonstrando que os cristãos trinitarianos não laboram em erro ao ensinarem a igualdade de Pai, Filho e Espírito Santo:
a) A pedra de tropeço que esmaga: Isaías 8:13-15 com Lucas 20:17 a 19.
b) “O primeiro e o último”: Isaías 44:6 e 48:12 com Apocalipse 1:17; e 2:8.
c) Jeová virá trazendo o galardão: Isaías 40:10 com Apocalipse 22:6,7 e 12.
d) Todo o joelho se dobrará antes o Juiz: Isaías 45:21, 23 com Romanos 14:10 a 12; 2ª Coríntios 5:10.
e) O preço (salário), 30 moedas: Zacarias 11:11-13 com Mateus 26:15 e 27:1-10.
f) “Jeová, justiça nossa”: Jeremias 9:23,24; 23:5,6 com 1ª Coríntios 1:30,31.
g) Levou cativo o cativeiro: Salmo 68:17,18 com Efésios 4:7-10.
h) O Criador do Universo: Salmo 102:22 e 25-28 com Hebreus 1:8-12.
i) O Deus aguardado: Isaías 25:8,9 com Tito 2:13.
j) O “Eu sou”: Êxodo 3:14 com João 8:58.
l) Isaías 6:1-10 com João 12:36-41 e Atos 28:25-27 (aplicação das palavras de Jeová como tendo sido proferidas pelo Espírito Santo).
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