Relata-nos este texto que Jesus nos deu um “Novo mandamento”,
que seria: “amais uns aos outros assim com eu vos amei”. Em Levíticos 19:18,
mais de dois mil anos antes, Deus já tinha ensinado os folhos de Israel a
“amarem uns aos outros como a si mesmo”. Como que este ensinamento de Jesus vai
ser novo se existia bem antes?
Analisemos o texto. Note que Jesus disse “novo mandamento” e
não “mandamento novo”.
Se ele tivesse dito mandamento novo, seria realmente um
outro, que não existia. Já que Jesus disse novo mandamento, isso significa que
é um mandamento novo porque é “aperfeiçoado”.
- Antigamente esta ordem de Deus era assim: “amarás o teu
próximo com a ti mesmo”;
- Hoje é desta forma: “ameis uns aos outro como eu vos
amei”.
Notou a diferença? Jesus acrescentou a expressão “como eu
vos amei”. É por isso que Cristo disse que era um novo mandamento: porque foi
aperfeiçoado.
7 comentários:
Muito bom esta análise, eu não tinha pensado dessa forma. Apenas sugiro uma alteração na expressão "Aperfeiçoado", pois pode dar a conotação de que o anterior tivesse erro. Creio que a expressão melhor seria: Uma forma mais clara.
Pra mim a diferença é que no mandamento antigo fazia referência ao amor próprio, pois diz "amarás ao teu próximo *COMO A TI MESMO*". Já no novo mandamento não faz nenhuma referência ao amor próprio, pois apenas ensina a amar os outros. Na verdade, parece loucura amar ao próximo sem amar a si próprio, mas foi exatamente o que Jesus fez quando sofreu até a morte para que nós tivéssemos vida. E também somente dessa forma, amando o próximo sem amar a si próprio, é possível dar a outra face, amar os inimigos, bendizer quem te maldiz e etc. A lei do amor dada por Moisés é justa, mas a lei do amor dada por Jesus está acima da justiça porque é bondosa.
A diferença é que no Antigo Testamento foi apenas uma ordem, já no Novo Testamento, Jesus daria um exemplo prático de amor dando a própria vida. Realmente não tem como ser mais claro o mandamento novo. Glórias ao SENHOR sempre e eternamente, amém!
MANDAMENTO JÁ EXISTIA. Nesse versículo apontado acima não, mas veja.. Jesus também ensinou ANAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO, NÃO MUDANDO O ENSINO DO ANTIGO TESTAMENTO... CUIDADO....
Mateus 22:39 O segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.
Mateus 19:19 honra a teu pai e a tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
MANDAMENTO JÁ EXISTIA. Nesse versículo apontado acima não, mas veja.. Jesus também ensinou AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO, NÃO MUDANDO O ENSINO DO ANTIGO TESTAMENTO... CUIDADO VAMOS PESQUISAR MAIS, PARA NÃO ADULTERAR O ENTENDIMENTO CORRETO..
Mateus 22:39 O segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’.
Na verdade, quando Jesus disse "amarás o próximo como a ti mesmo" ele não estava criando um mandamento. Ele estava apenas respondendo a alguém que perguntou qual era o maior mandamento na lei, e em outra ocasião respondendo a alguém que perguntou o que fazer para herdar a vida eterna.
Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a ti mesmo são de fato os maiores mandamentos da lei e quem cumprir absolutamente tudo irá de fato herdar a vida eterna. O problema é que ninguém jamais cumpriu a lei perfeitamente e por isso ninguém será salvo pela lei ou por esses mandamentos anteriormente ditos. Nós seremos salvos pela graça de Deus que não nos tratou segundo a justiça que mereciamos mas sim segundo a sua bondade. A lei antiga é justa, mas para poder salvar os que estão a abaixo da justiça, Jesus Cristo foi acima da justiça porque ele não é só perfeito, ele é mais que perfeito. Assim também Jesus que foi bom conosco deseja que sejamos bons uns com os outros seguindo não a apenas a lei antiga, mas seguindo o seu "novo mandamento".
Boa analise, o mandamento ganha nova perspectiva com Jesus. Ele nos pede algo mais, amar como ele nos amou, a amar inimigos, e nao somente amar o proximo como nos mesmos...
Enviar um comentário