04/02/10

FALA A BÍBLIA DE JULGAMENTO DIVINO?

O ensino bíblico com respeito ao julgamento é um dos princípios da fé, que deve ser claramente compreendido antes do batismo (Atos 24:25; Hb. 6:2). Freqüentemente as Escrituras falam do "dia do julgamento" (por exemplo, 2 Pe. 2:9; 3:7; 1 João 4:17; Judas 6), uma época em que aqueles a quem foi dado o conhecimento de Deus vão receber a sua recompensa. Todos estes devem "comparecer perante o tribunal de Cristo" (Rm. 14:10); nós "devemos comparecer perante o tribunal de Cristo" (2 Co. 5:10) para receber uma recompensa das nossas vidas na forma corpórea.
Com respeito a segunda vinda de Cristo, as visões de Daniel incluiam este assento de julgamento na forma de trono (Dn. 7:9-14). As parábolas ajudam a adicionar alguns detalhes. A dos talentos compara o retorno de um patrão, que chama os seus servos e avalia de que maneira eles usaram o dinheiro que ele os deixou (Mt. 25:14-29). A parábola dos pescadores compara a chamada do evangelho a uma rede de pesca, ajuntando todos os tipos de pessoas; então o homem se assentou (cf. o assento no juízo) e separou os peixes bons dos maus (Mt. 13:47-49). A interpretação é clara: "Virão os anjos e separarão os maus dentre os justos".
Do que nós vimos até aqui, é razoável presumir que depois da volta do Senhor e da ressurreição, haverá um ajuntamento de todos que foram chamados pelo Evangelho a um certo lugar em uma certa hora, quando vão encontrar Cristo. Eles vão ter que prestar contas, e ele vai indicar se eles são ou não aceitáveis para receber a recompensa de entrar no Reino. É apenas neste ponto que os justos receberão sua recompensa. Tudo isto é reunido na parábola das ovelhas e dos bodes: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória (o trono de Davi em Jerusalém, Lucas 1:32,33). Todas as nações se reunirão diante dele (i.e. pessoas de todas as nações, cf. Mt. 28:19), e ele apartará uns dos outros, como um pastor aparta dos bodes as ovelhas. Ele porá as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado" (Mt. 25:31-34).
Herdar o Reino de Deus, receber as promessas feitas a Abraão relativas a ele, é a recompensa do justo. No entanto, isto será apenas após o julgamento, que será na volta de Cristo. Assim, é impossível receber a recompensa prometida de um corpo imortalizado antes da volta de Cristo; por isso nós precisamos concluir que, da hora da morte até a ressurreição, o crente não tem nenhuma existência consciente, visto que é impossível existir em uma forma sem ter um corpo.
Um princípio bíblico que se repete é que quando Cristo voltar, então haverá a recompensa - e não antes:-
- "E quando se manifestar o Sumo Pastor (Jesus), recebereis a imarcescível coroa da glória" (1 Pe. 5:4 cf. 1:13).
- "Cristo Jesus...que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino...a coroa da justiça,... a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia" (2 Tm. 4:1,8).
- No retorno do Messias nos últimos dias, "muitos daqueles que dormem no pó da terra (cf. Gn. 3:19) ...ressurgirão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha" (Dn. 12:2).
- Quando Cristo vier em juízo, aqueles "que estão nos sepulcros...sairão; os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação" (João 5:25-29).
- "Eis que cedo venho (Jesus)! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" (Ap. 22:12). Nós não iremos ao céu para obter a recompensa - Cristo a trará dos céus para nós.
Jesus trazendo nossa recompensa com ele, faz supor que ela foi preparada para nós no céu, mas será trazida para nós na terra na segunda vinda; nossa "herança" da terra prometida a Abraão está, neste sentido, "guardada nos céus para vós, que pelo poder de Deus sois guardados mediante a fé, para a salvação preparada para se revelar no último dia" da vinda de Cristo (1 Pedro 1:4,5).
Avaliar isto capacita-nos a interpretar corretamente uma passagem muito mal entendida em João 14:2,3: "Vou (Jesus) preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar (cf. a recompensa "reservada no céu"), virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde estou estejais vós também". Em outro lugar Jesus diz que ele voltará novamente para nos dar nossas recompensas (Ap. 22:12), e nós vimos que estas nos serão dadas no seu trono de juízo. Ele vai reinar no trono de Davi em Jerusalém "para sempre" (Lucas 1:32,33). Ele vai passar a eternidade aqui sobre a terra, e onde ele vai estar - no Reino de Deus sobre a terra - ali nós também estaremos. Sua promessa de "nos receber para si mesmo" pode, assim, ser lida como uma descrição da nossa aceitação por ele no juízo. Em grego a frase "receber para si mesmo" também ocorre em Mt. 1:20 com respeito a José "tomando para si mesmo" a Maria como sua esposa. Assim, ela não se refere, necessariamente, ao movimento físico em direção a Jesus.
Como a recompensa será apenas dada no juízo na volta de Cristo, segue-se que o justo e o ímpio vão para o mesmo lugar quando morrem, i.e. a sepultura. Não há diferenciação entre eles nas suas mortes. O seguinte é prova positiva disto:-
- Jônatas era justo, mas Saul era ímpio, entretanto "na sua morte não se
separaram" (2 Sm. 1:23).
- Saul, Jônatas e Samuel todos foram ao mesmo lugar na morte (1 Sm.
28:19).
- O justo Abraão foi "reunido ao seu povo" , ou ancestrais, na
morte; e eles eram idólatras (Gn. 25:8; Js. 24:2).
- O espiritualmente sábio e o tolo experimentam a mesma morte (Ec.
2:15,16).
Tudo isto está em forte contraste com as declarações do "cristianismo" popular. O seu ensino de que o justo vai imediatamente para o céu ao morrer destrói a necessidade de uma ressurreição e juízo. Entretanto, nós vimos que estes são eventos vitais no plano de salvação de Deus, e por isso estão na mensagem do Evangelho. A idéia popular sugere que uma pessoa justa morre e é recompensada por ir ao céu, sendo seguida por outros no dia seguinte, no mês seguinte, no ano seguinte. Isto contrasta acentuadamente com o ensino bíblico de que todos os justos serão recompensados juntos, na mesma hora:-
- No juízo as ovelhas estão separadas dos bodes, uma a uma.
Assim que termine o julgamento, Cristo dirá a todas as ovelhas
reunidas à sua mão direita:
"Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança o Reino que vos está preparado" (Mt. 25:34). Assim, todas as ovelhas herdam o Reino ao mesmo tempo (cf. 1 Co. 15:52).
- Na "colheita" do retorno e julgamento de Cristo, todos aqueles que labutaram no Evangelho irão "alegrar-se juntos" (João 4:35,36 cf. Mt. 13:39).
- Ap. 11:18 define "o tempo de serem julgados os mortos" como o tempo quando Deus irá "dar recompensa...aos santos...que temem teu nome" - i.e. todos os crentes reunidos.
- Hebreus 11 é um capítulo que relaciona muitos dos homens justos do Velho Testamento. O verso 13 comenta: "Todos estes morreram na fé. Não alcançaram as promessas" feitas a Abraão sobre a salvação quanto a entrar no Reino de Deus (Hb. 11:8-12). Segue-se que na sua morte, aqueles homens não foram, um a um, para o céu receber a recompensa. A razão disto está dada nos versos 39,40: Eles "não receberam a promessa. Deus havia provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados". A demora em dar-lhes a recompensa prometida foi porque era plano de Deus que todos os fiéis "fossem aperfeiçoados" juntos, no mesmo momento. Isto será no juízo, no retorno de Cristo.

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