04/02/10

O LUGAR DE RECOMPENSA: O CÉU OU A TERRA?

À parte das razões acima, qualquer pessoa que ainda sente que o céu, em vez da terra, será o lugar do Reino de Deus, i.e. a recompensa prometida, também precisa explicar os seguintes pontos:
- A "Oração do Pai Nosso" pede que venha o Reino de Deus (i.e. orando pela volta de Cristo), onde os desejos de Deus serão cumpridos na terra como são no céu (Mt. 6:10). Assim, estamos orando para que o Reino de Deus venha sobre a terra. É uma tragédia que milhares de pessoas oram todo dia sem pensar nestas palavras, enquanto ainda acreditam que o Reino de Deus está totalmente estabelecido agora nos céus, e que a terra será destruida.
- "Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra" (Mt. 5:5) - e não "...porque as suas almas irão para os céus". Isto faz alusão ao Salmo 37, que no todo enfatiza que a recompensa final do justo será sobre a terra. Exatamente no mesmo lugar onde o ímpio desfrutou sua supremacia temporária, o justo será recompensado com a vida eterna, e possuirá esta mesma terra que uma vez foi dominada pelo ímpio (Sl. 37:34,35). "Os mansos herdarão a terra...aqueles que ele abençoa herdarão a terra...os justos herdarão a terra, e habitarão nela para sempre" (Sl. 37:11,22,29). O morar na terra/na terra prometida para sempre significa que a vida eterna no céu é uma impossibilidade.
- "Davi...morreu e foi sepultado...Davi não subiu aos céus" (Atos 2:29,34). Em lugar disto, Pedro explicou que a sua esperança estava na ressurreição dos mortos na volta de Cristo (Atos 2:22-36).
- A terra é o lugar das operações de Deus com a humanidade: "Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens" (Sl. 115:16).
- Ap. 5:9,10 relata uma visão do que os justos irão dizer quando forem aceitos perante o trono do juízo: "(Cristo) os fizeste reino e sacerdotes, e eles reinarão sobre a terra". Este quadro da vigência do Reino de Deus sobre a terra é praticamente removido na vaga concepção de que vamos desfrutar da "glória" em algum lugar no céu.
- As profecias de Daniel capítulos 2 e 7 relatam uma sucessão de poderes políticos, que finalmente serão suplantados pelo Reino de Deus no retorno de Cristo. O domínio do reino seria "abaixo de todo o céu", e cobriria "toda a terra" (Dn. 7:27; 2:35 cf. v. 44). Este Reino eterno "será dado ao povo dos santos do Altíssimo" (Dn. 7:27); assim, a sua recompensa é vida eterna no seu Reino que se localiza sobre a terra, abaixo dos céus.

Sem comentários: