24/07/08

CRIANÇAS, VELHOS E MALDIÇÃO NA NOVA TERRA

Qual o significado do texto de ISAÍAS 65:20?

Isaías 65:20 – Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.
Devemos ter em mente que uma boa parte das profecias do Velho Testamento é de duplo cumprimento: um local e outro futuro. Um refere-se ao Israel literal, outro ao Israel espiritual.
Isaías 65:17-25, o Profeta fala sobre os novos céus e a nova terra que Deus Se proporia instaurar se Israel atendesse às mensagens dos profetas e cumprisse o propósito divino, após a libertação do cativeiro. Isto, no entanto, não aconteceu. Ao contrário, Israel falhou.
Em Israel não se cumpriram as condições da nova terra. Temos, então, de encontrar a aplicação futura. É fácil concluir que esses versículos apontam para novos céus e Terra Restaurada a serem estabelecidos no fim do milénio.
O texto de Isaías 65:20 (cabeçalho), como está na Edição Revista e Actualizada no Brasil: “Não haverá mais nela (na Nova Terra) criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado”.
Interpretando a passagem em relação ao Israel literal (histórico), nota-se pelas expressões “não haverá criança para viver poucos dias”, que Deus prometia acabar com a mortalidade infantil. Não haveria mortes prematuras. Os anciãos não morreriam antes de terem vivido todo o período designado por Deus.
Da mesma forma, os jovens não morreriam antes de terem vivido o tempo determinado pelo Senhor – um período fixado em cem anos. Tal seria a situação de Israel, caso obedecesse à vontade do Senhor.
Face ao fracasso de Israel, e como Deus está agora a realizar o Seu propósito através da Igreja Cristã, esta passagem do livro do profeta Isaías não se cumprirá com aqueles pormenores. O Novo Testamento esclarece bem este ponto.
Nos novos céus e a na Nova Terra a serem instaurados no fim do milénio, não haverá morte de modo algum, como se lê: Apocalipse 21:1 a 4 – “E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
Não há maldição alguma, em nenhuma idade. O sentido foi ampliado para o infinito.
Conforme as Escrituras, o Evangelho do Reino será proclamado a todo o Mundo, Jesus virá, destruirá os ímpios, mas levará os fiéis para o Céu. Mil anos mais tarde, o Senhor voltará, ressuscitará oa ímpios, executará o castigo final, RECRIARÁ A TERRA e a entregará aos salvos glorificados, para que se torne a sua habitação por toda a eternidade.
Desta maneira, quando uma passagem da Bíblia é comparada com outras passagens paralelas (ou relativas ao mesmo assunto), e os planos e propósitos de Deus são interpretados em primeiro lugar em relação ao Israel literal, e depois com referência à Igreja Cristã (Israel espiritual), verifica-se que existe perfeita harmonia entre os textos que descrevem acontecimentos futuros e assuntos paralelos.

PROMESSA PARA ISRAEL: Isaías 65:20
1- Novos céus e nova terra (melhores condições climáticas e ecológicas).
2- Generoso limite para a vida humana.
· Não morreriam criancinhas, jovens e os anciãos completariam os seus dias de 100 anos.
· Para o pecador, a maldição o atingiria aos cem anos. Quando morresse, estaria selada a sua punição.
Nota: Israel falhou, e as promessas não foram concretizadas.


PROMESSA PARA OS CRISTÃOS (Apocalipse 21:4; 22:3)
1- Novos céus e Nova Terra (condições paradisíacas).
2- Nenhum limite para a vida.
· Não existirá morte para ninguém (crianças ou velhos).
· Não haverá mais qualquer maldição.
Nota: Os fiéis não falharão, e habitarão na Nova Terra.