16/07/13

Jogos electrónicos X Comportamento infantil

“Em Sua sabedoria o Senhor determinou que a família seja a maior dentre todos os fatores educativos. É no lar que a educação da criança deve iniciar-se. Ali está a sua primeira escola. Ali, tendo seus pais como instrutores, terá a criança de aprender as lições que a devem guiar por toda a vida - lições de respeito, obediência, reverência, domínio próprio. As influências educativas do lar são uma força decidida para o bem ou para o mal. São, em muitos sentidos, silenciosas e graduais, mas, sendo exercidas na direção devida, tornam-se fator de grande alcance em prol da verdade e justiça. Se a criança não é instruída corretamente ali, Satanás a educará por meio de fatores de sua escolha. Quão importante, pois, é a escola do lar!” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 107.
__________

Hoje em dia muitos pais recorrem aos consultórios de psicologia em busca de ajuda sobre o comportamento dos seus filhos. Dizem: “O meu filho é hiperactivo; é agressivo na escola; não consegue concentrar-se; tem deficit de atenção; tem dificuldade de aprendizagem…” enfim as reclamações são muitas e estão aumentando cada vez mais à medida que os anos passam.
Será que podemos afirmar que o comportamento destas crianças pode estar relacionado com o que vêem e/ou jogam? A resposta é SIM! Os jogos electrónicos muitas vezes consomem uma quantidade considerável de tempo de uma criança e produzem efeitos negativos. Vejamos alguns deles:
Isolamento social: de acordo com o National Institute on Media e da Família, crianças que gastam uma quantidade de tempo jogando videogames podem tornar-se socialmente isoladas. Muitas vezes, elas acabam gastando a maioria de seu tempo na frente do computador ou jogo e tornam-se menos envolvidos em relacionamentos reais.
Violência: apesar da violência nos jogos de vídeo ser uma preocupação entre alguns pais e a sociedade, sua quantidade não tem abrandado, pelo contrário tem sido cada vez mais real. Esta repetida visualização de atos violentos cometidos pelo jogador, bem como as recompensas dadas para cometer estes atos, pode dessensibilizar as crianças a este comportamento inaceitável no mundo real.
Problemas de concentração e irritabilidade: segundo o professor de neurologia (Akio Mori) da Universidade