28/11/14

Quem é o Culpado?

Enquanto milhares de pessoas no mundo estão preocupadas com a cor do carro que vão comprar, o vestido que vão usar, a camisa que vão vestir, a cor que será pintada a parede da casa, a fragrância do perfume, a cor das unhas e, entre outras coisas, o cardápio que vão escolher para o almoço e o jantar, milhares morrem por que simplesmente não têm o que comer.

Você pode nem acreditar, mas segundo a ONU – Organização das Nações Unidas – a cada quatro segundos morre uma pessoa no mundo, de fome. Enquanto você saboreia o alimento que está no seu prato, em vinte minutos, por exemplo, mastigando devagar, 400 pessoas estão a morrer por falta de alimento. Quantas vezes oramos a Deus por essas criaturas? Quantas visitas fizemos à casa do vizinho pobre da favela? E quantas vezes entregamos o problema do irmão nas mãos de Deus, quando na verdade ele poderia ter sido resolvido com as nossas mãos?

Muita gente coloca em Deus a culpa pelas misérias que ocorrem no planeta. Mas sabemos que todas elas são frutos do pecado e da falta de ação da humanidade. Aquilo que o homem pode fazer Deus jamais fará. Lembre o exemplo da ressuscitação de Lázaro? Existia uma pedra na entrada do túmulo. Jesus mandou que retirassem, para que Ele fizesse o que o homem não conseguiria, que foi ressuscitar um defunto que já cheirava mal.

Diante de todos esses exemplos podemos perguntar a nós mesmos, qual é a pedra que está na nossa frente que não queremos retirar para que Deus realize o milagre? Já que não ajudamos a matar a fome material, vamos orar por esse povo. Já que não auxiliamos para amenizar a fome espiritual, vamos contribuir com as missões a ADRA ou outro grupo de ajuda como Unicef, a Caritas e tantas outras!

E se não fazemos nada disso, lembrem-se: não devemos colocar a culpa em Deus.

Nós somos os réus.