17/12/09

ESTUDO SOBRE A ÉTICA CRISTÃ

No mundo contemporâneo, a igreja sofreu modificações drásticas com relação ao comportamento pessoal de cada membro. Junto com a chamada evolução, que na verdade está mais para descobrimento do próprio livre-harbítrio, está a responsabilidade de lidar com o conhecimento do bem e do mal, que é a razão, que nos foi imposto pelos primeiros “homens” (Adão e Eva). Dado este é fato, entendemos que razão, é a forma de se executar o livre-harbítrio com o conhecimento do bem e do mal, de forma a identificarmos correctamente o que é e o que não é lícito ou conveniente realizar. Este é o princípio da Ética Cristã. Entender este ponto é crucial para compreender a lógica deste estudo, e saber aplicar a ética cristã ao seu dia-a-dia.
Em 1ª Coríntios 14:26-33 diz: Deut. 1:3
26. Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja.
27. Se algum de vocês falar em línguas estranhas, então que apenas dois ou três falem, um depois do outro, e que alguém interprete o que está sendo dito.
28. Mas, se não houver ninguém que possa interpretar, então fiquem calados e falem somente consigo mesmos e com Deus.
29. No caso de dois ou três receberem a mensagem de Deus, estes devem falar, e os outros que pensem bem no que eles estão dizendo.
30. Se uma outra pessoa que estiver ali sentada receber a mensagem de Deus, quem estiver falando deve se calar.
31. Vocês todos podem anunciar a mensagem de Deus, um de cada vez, para que todos aprendam e fiquem animados.
32. Quem fala deve controlar o dom de anunciar a mensagem de Deus,
33. pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz.
Esta passagem nos mostra uma série de critérios a ser seguidos quando colocamos em pauta a liturgia do culto. Bom, primeiro passo, o que vem a ser (significar) a palavra liturgia? No dicionário Michaelis denota-se o seguinte: “Liturgia” – s. f. Ordem das cerimónias e preces de que se compõe o culto público e oficial instituído por uma igreja, resumindo, liturgia é nada mais e nada menos do que a organização cerimonial do culto, ou, pautar a maneira como o culto será conduzido.
Nos versículos acima, temos claramente as directivas (regras) para a liturgia de um culto, Paulo coloca bem nítido a maneira como as pessoas responsáveis e principalmente os membros devem se portar, se dirigir, durante o momento em que Deus está presente, sabendo que se fosse uma autoridade pública presente no local, haveria uma maneira mais respeitosa de se comportar mediante a presença dele. Mas como Deus não se faz fisicamente visível, então há uma certa displicência. Na minha visão, entendo claramente ao contrário, é exactamente neste momento que devemos nos manter numa postura de mais respeito e “inclinação patriótica espiritual” (vou falar disso mais na frente), para com o Senhor.
Em 1ª Coríntios 12:12-13, Paulo diz também:
12. Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo.
13. Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos baptizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito.
Nesta passagem, Paulo exemplifica para a igreja de corintos algo de extrema importância mas simples e primária; Que a igreja do Senhor, todas, têm suas funções com seus respectivos responsáveis como membros, cada um executando uma acção/medida diferente do outro, mas com uma finalidade, o crescimento e o desenvolvimento do corpo.
A principal característica do corpo de Cristo está sendo mencionada no versículo 13, quando ele diz: “Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos baptizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito.”, que é a prática da aceitação do homem espiritual, sem observar o que ele é por fora, rico ou pobre, velho ou novo, gordo ou magro e etc, cuja meta é formar um único corpo baptizado pelo mesmo espírito.

JEJUM BÍBLICO

1- SIGNIFICADO
JEJUAR significa abster-se totalmente ou parcialmente de alimentos por um período de tempo com um propósito específico.
Tem sido praticado por muitos em todas as épocas, em muitos países, culturas e religiões. Pode ter finalidade espiritual e mesmo medicinal.
2 – O QUE A BIBLIA DIZ
A Bíblia não ordena a prática do Jejum, mas refere-o várias vezes como uma prática usado pelo povo de Deus.
2.1 – No Velho Testamento, os judeus tinham um dia de jejum instituído: o do Dia da Expiação
Lv. 16.31 e 23.27, que também ficou conhecido como "o dia do jejum" Jr. 36.6 e ao qual Paulo se referiu como "o jejum" At. 27.9.
Mas em toda a Bíblia não há uma única ordem acerca do jejum. Apesar de o povo Judeu jejuar, muitas vezes o Senhor não apreciava a prática: “Por que jejuamos nós, e não atentas para isto? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? – “ Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e para rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto”Is. 58:3-4.
2.2 –Jesus refere-se ao jejum para condenar a forma prática de como alguns o realizavam:
“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te
recompensará.” (Mt. 6.16-18.) Jesus não ensina a prática do Jejum. Ele constata que alguns praticavam o jejum para impressionarem outros, quando o motivo principal deveria o de exprimirem a sua condição de miseráveis perante Deus, o Pai.
2.3 – Era costume dos fariseus jejuarem dois dias
por semana Lc. 18.12, mas Jesus e os seus discípulos não o faziam. Um dia perguntaram a Jesus: “Disseram-lhe eles: Os discípulos de João e bem assim os fariseus frequentemente jejuam e fazem orações; os teus, entretanto, comem e bebem. Jesus, porém, lhes disse: Podeis fazer jejuar
os convidados para o casamento, enquanto está com eles o noivo? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim, jejuarão.” Lc. 5.33-35.
2.4 – As epistolas do Novo Testamento não referem o Jejum.
3 – OBJECTIVO DE ALGUNS JEJUNS
Pode-se considerar que determinadas práticas no Velho Testamento envolvia o Jejum parcial (abstinência de determinados alimentos) ou o Jejum (abstinência de qualquer elemento)
3.1 – A lei do nazireado – voto de consagração ao Senhor - envolvia não comer e beber certos alimentos e bebidas (Nm. 6.3,4).
3.2 – Devido a certos pecados Samuel e o povo jejuaram em Mispa, 1Sm. 7.6, Neemias 9.11, com o objectivo de declararem o seu arrependimento.
3.3 –Davi e o povo jejuaram um tempo depois da morte de Saul, Jonatas e Abner. O país estava de luto e David sentia a falta dos amigos Jonatas e
Abner. 2Sm. 1.12 e 3.35.
3.4 – O rei Josafá pediu um jejum porque temia ser vencido pelos moabitas e amonitas 2Cr. 20.3.
3.5 – Esdras proclamou um jejum junto ao rio Ava, para orar por protecção e bênção de Deus sobre a sua viagem Esd. 8.21-23;
3.6 – Ester pediu um jejum para protecção no seu encontro com o rei. Est. 4.16.
3.7 – Daniel tinha o hábito de contristar-se perante Deus pelo seu povo com Jejum, oração e
humilhação com sacos de cinza. Dn. 9.3. Normalmente o jejum estava associado a 3 motivos:
Tristeza (Jz 20:26;1Sm 31:13;2Sm1:12; 1Rs 21:27; Est 4:3; Sl 35:13; Dn 6:18);
Confissão dos pecados (2Sm 12; 1Sm 7:6; Jonas 3:5; Ne 9:1);
Busca do Senhor (2 Cr 20:3; Esd 8:21-23; Ester 4:16; Joel 1:14; 2:15; Ne 1:4; Dan 9:3).
4 – CURIOSIDADES
A Bíblia narra alguns Jejuns cujo espaço temporal foi variado, como:
1 dia – O Dia da Expiação. Jer.36.6
3 dias – O pedido de Ester. Est. 4.16
3 dias – Paulo após a conversão. At. 9.9
7 dias – O povo de Israel pela morte de Saul. 1Sm. 31.13
14dias – Paulo e os que com ele estavam no navio. At. 27.33.
21 dias –Daniel em favor de Jerusalém(Dn. 10.3.
40 dias –Jesus no deserto, para ser tentado. Lc. 4.1,2.
40 dias –Moisés (Ex. 34.28) e Elias (2Re. 19.8) jejuaram quarenta dias, tal como Jesus, mas em
circunstancias especiais . Moisés foi envolvido pela glória divina. Elias caminhou 40 dias na força do alimento que o anjo lhe trouxe.
5– CONCLUSÃO
Nos dias de Jesus, os fariseus tinham transformado o jejum num ritual e num espectáculo. Jesus viu isso e reclamou. O jejum não é um ritual mecânico, para ser praticado simplesmente com o propósito de cumprir com a pratica de jejuar. Mas quando a tristeza, a culpa ou a necessidade por uma comunicação mais íntima com o Senhor pede isso, então o jejum pode ser praticado. Não é uma ordem expressa por Deus, mas o crente em Jesus pode sentir a necessidade de ir aos pés do Senhor, em humildade e grande consternação por motivos diversos: de tristeza, arrependimento,
consagração…
Os cristãos no principio da Igreja jejuavam ocasionalmente, quando as circunstâncias segundo eles entendiam eram especiais. ´