09/06/08

ESTAVA JUDAS PREDESTINADO?

Uma das questões frequentes; estaria Judas destinado a ser o traidor? Se sim, não teve culpa, porque não passou de um instrumento para cumprir o plano divino.

Judas não foi predestinado para trair Jesus. Em nenhum lugar na Bíblia se diz que Deus determinara a traição de Cristo. A traição foi prevista, ocorreu. O próprio Jesus sabia de antemão quem o ia trair, e revelou o facto antes que acontecesse. Ver:

* Mateus 26:20-25 - E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze. E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, SENHOR? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.

* Lucas 22:19-23 - E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa. E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto.

* Marcos 14:17-21 - E, chegada a tarde, foi com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me. E eles começaram a entristecer-se e a dizer-lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe comigo a mão no prato. Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.

* João 13:21-30 - Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. (Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto. Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

O plano divino não obrigava A, B, ou C a trair Jesus, mas o Senhor sabia que isto iria acontecer, e o confirmou. Aconteceu por sorte ou por azar, Judas entrar no enredo. Contudo, o traidor agiu livre e conscientemente na sua acção infeliz, e por isso foi culpado.

Diz o Ellen G. White: "O Salvador lia o coração de Judas. Sabia as profundezas da iniquidade a que, se o não livrasse a graça de Deus, havia de imergir. ... Abrisse ele o coração a Cristo, e a graça divina baniria o demónio do egoísmo, e mesmo Judas se poderia tornar um súbdito do Reino de Deus." O Desejado de Todas as Nações, p. 215.


Agiu, portanto, conscientemente.


10 comentários:

william disse...

Se Judas soubesse que sua traição resultaria na morte do Rei da Gloria,Eu duvido que ele o teria traído.
Vale lembrar que Jesus sempre soube desde o principio quem o trairia (Jo13:18-19-Jo6:64-)
Jesus também diz que Judas como traidor era para cumprir as escrituras.SL41:9-esta profecia de David 1010 anos antes, se cumpre em JO17:12, Você deve estar se perguntando!mais poderia ser qualquer outro e não Judas? Não te digo! esta profecia era pessoal para Judas mesmo, veja só: AT1:16-- Pedro numa de suas pregações motivado pelo Espírito Santo diz:Varões irmãos,convinha que se cumprisse a Escritura que Espírito Santo predisse[predestinou] pela boca de David [Sl41:9 1010 anos antes] acerca de Judas [especifico Judas].O interessante tmbm é que em Jo6:70 Jesus chama Judas de Diabo,Ele não diz que ele se tornou Diabo, mas que é um Diabo.Judas entregou Jesus por 30 moedas de prata, Mt26:14-15 que é uma profecia de Zacarias cerca de 7 séculos antes,compare ZC11:12 essa profecia se cumpra na integra...se isso não é predestinação eu não sei então o que é isso..esse homem teve livre arbítrio???? aonde??

NAO FOI SO JUDAS O TRAIDOR, TODOS TRAIRAM JESUS

LC22:31-32--O interessante disso e que Satanás queria acabar com Pedro mais Jesus não deixou,não permitiu.. JO13:27--Já no caso de Judas, Jesus não rogou por ele como rogou por Pedro, pelo contrario pra Judas Jesus disse:´´O que fazes,faze-o depressa JO13:27..Porque Jesus não rogou por Judas como fez por Pedro? afinal de contas quem não traiu Jesus naquela noite! todos traíram o Rei da Gloria..
O próprio Pedro horas mais tarde jurou nao conhecer Jesus Mc14:71.Todos os outros Apóstolos tmbm o abandonaram,fugindo e o deixando só MC14:50,cumprindo uma profecia de Zc13:7(ZC13:7Fere o Pastor espalharão as ovelhas,compare com MC14:27)—
Crucificar Judas só pela traição? pq qm não o traiu naquela noite? então concluímos que foi por profecia mesmo, o destino de Judas.. Um outro ponto a se pensar,é! se ou vessem livre arbítrio como vocês pregam: E se Judas não trai Jesus?? como é que faz? com [Sl41:9-Jo17:12-AT1:16-Mt26:14-1eZC11:12]
SE houvesse livre arbítrio como vcs pregam : La no Getsamany quando prenderam Jesus,e todos os 11 correram sem exceção,já que eles tinha opçao ´´livre arbítrio´ e se eles não correm como faria com a profecia! (Zc13:7 cumprida em Mc14:27)? Pq vocês não admitem que essa teoria de vcs que eu vejo até como uma forma de blasfêmia! essa expressão livre arbítrio não ta nas escrituras,predestinação essa sim ta!vocês querendo ou não

Vera Lucia Cesar disse...

A oniciencia de Deus não é a causa

Unknown disse...

.onisciente.????
deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

Ou ele é doido ou simplesmente NÃO EXISTE.

Unknown disse...

.onisciente.????
deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

Ou ele é doido ou simplesmente NÃO EXISTE.

Unknown disse...

Pode falar que Deus não existe, a opinião é sua, mas dizer que voce veio do macaco é a pior coisa do mundo. Dizer que veio do acaso, esse acaso é poderoso demais para arquitetar um planeta tao perfeito em sua natureza e o os seres vivos ...

BritherT disse...

O homem nào veio do macaco,ele sö tem um acestral comum.E outra ,quando você diz que este planeta é perfeito ;isso é muito relativo .Ex: uma família mais fechada e com custumes mais conservadores formaram filhos adaptados a este núcleo familiar q perpetuaram e daram segmentio a esta especie de família.Agora,imagina que a familia é o planeta com suas variacoes climáticas e outas mazelas, o seres que vivem nesta terra seram adaptados ao clima e tudo mais.É ignorância dizez que a evolução n é uma boa teoria,agora,Jaá parou pra pensar que o darwinismo e o lamarckismomé apenas uma linguagem humana para explicar a criačão de Deus?abram suas mentes ,brothers...libertem-se da ignorância e não sejam alienados,vamos exercitar a curiosidade e o questionamento...fique c Deus

Sandoval Sousa Alencar disse...

mattheus brito Deus não se arrepende e você postou um verciculo que Deus se arrepende, a bíblia ela e escrita em três linguagem , 1 literária, 2 alegórica 3. figurativa. portanto esse veciculo que você DIS que deus se arrepende, e uma figura de linguagem chamada antropomorfismo
o antropomorfismo e uma figura de linguagem que atribui sentimento humanos a Deus na verdade foi uma maneira que o autor usou para melhor entendimento do homem fazendo uma linguagem humana
porque Deus e uma espirito se o autor fosse escrever em uma linguagem espiritual nos não entenderia!!!! estude o que é uma antropomorfismo e antropopatismo que você vai entender do que estou falando!!!

colin disse...

Vocês acreditam mesmo nessa mitologia judaico crista ?

Unknown disse...

Deus criador de tudo, sabe o que vai acontecer no futuro, Deus sabia que Judas Iscariotes, trair Jesus,na minha opinião, Judas iscariote, não foi forçado a trair Jesus.

Unknown disse...

Por favor se possível me tirem uma dúvida, se Deus não predestinou Judas a ser o traidor como explicar Ezau e Jacó?A quem era a promessa da primogenitura?esta mudança aconteceu ainda no ventre da Mãe.