11/03/13

Qual o Significado a Lei e os Profeta vigoraram até João?


“A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele”. (Lucas 16:16).
O ponto de partida para a boa compreensão deste verso é sabermos que as palavras duraram, vigoraram ou existiram, que aparecem em algumas versões não se encontram no original.
Na tradução de "Almeida Revista e Corrigida" está duraram em grifo, indicando que ela não se encontra no original. Foi um acréscimo do tradutor para a complementação do sentido.
Para uma adequada compreensão do sentido, esta passagem deve ser colocada ao lado do texto paralelo de SÃO MATEUS 11:13, que diz a mesma coisa, com mais clareza:
"Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João".
Assim, Lucas nunca pretendeu afirmar que a lei de Deus foi abolida depois de João. Entram, porém em contradições:
a) Afirmam que a Lei parou com João Batista, precursor de Cristo.
b) Afirmam que a Lei vigorou até a 1ª vinda de Cristo.
c) Afirmam taxativamente que a Lei findou na cruz.
Vemos aí a incoerência de TRÊS ABOLIÇÕES da Lei!
Nós, porém podemos provar que a Lei e os profetas continuaram depois de João:
a) A LEI
"Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" Mat. 19:17.
b) OS PROFETAS
O texto bíblico nos informa que houve muitos profetas nos tempos apostólicos. Ler:
Atos 2:17 e 18 - " ... e profetizarão".
Atos 19:6     - "... e ... profetizavam."
Atos 21:7-9    - " (Filipe) tinha ... quatro filhas donzelas, que  profetizavam."
I Cor. 14:29    - "Tratando-se de profetas ..."
Logo, o real significado de LUCAS 16:16 é: "A LEI E OS PROFETAS FORAM PREGADOS ATÉ JOÃO”, era uma indicação do tempo em que o reino de Deus seria anunciado. A vinda de João foi um cumprimento desse tempo.
O estudo do contexto é muito útil para melhor compreensão do assunto, pois este nos indica que nem Mateus nem Lucas estão discutindo os  Dez Mandamentos. O contexto nos elucida que muitos dos judeus eram descrentes da missão e do caráter de Cristo e do seu precursor. Afirmavam sua crença em Moisés e em todos os profetas. Cristo procurou insistentemente provar-lhes que Ele era aquele de que os profetas falavam e que o reino de Deus estava sendo pregado através de João Batista.
João Batista iniciou seu ministério declarando: "É chegado o reino dos céus." Mat. 3:3.
O próprio Cristo iniciou Seu ministério público declarando: "O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo ...". Marc. 1:15.
As profecias ensinadas pelos profetas com referência a Cristo quando Ele veio, deixaram de ser profecias e passaram a ser fatos históricos consumados.
Sobre Lucas 16:16, a palavra até  (no grego "méchri") jamais autoriza a idéia de que os escritos da lei e dos profetas tenham perdido o seu valor quando João começou a pregar. O evangelho veio, não para ser colocado em lugar do Velho Testamento, mas em acréscimo a ele. Este é o sentido claro no qual  méchri é usado aqui e também em Mat. 28:15 e Rom 5:14:.
Os que ensinam que os escritos do Velho Testamento não têm mais valor para os cristãos contrariam o que Cristo ensinou. Ele declarou enfaticamente que não veio tirar das Escrituras nem um til nem um jota. (Mt. 5:18).
Interpretação perigosa é concluir que este verso ensina que Moisés e os profetas estavam abolidos, ou que os Dez Mandamentos não precisam mais ser guardados.
São oportunas e claras as palavras de Moody: "A Lei dada no Sinai nada perdeu de sua solenidade ..." "O povo precisa ser levado a compreender que os Dez Mandamentos estão ainda em vigor, e que há uma penalidade a cada violação ... O sermão do monte não cancelou os Dez Mandamentos".
Tenhamos cuidado ao afirmar que algo criado por Deus (sua santa lei – veja Êxodo 31:18) e que é santo (Romanos 7:12) seja uma maldição ou que tenha sido abolido; isto é perigoso.
É falta de respeito para com o Criador afirmar que os Dez Mandamentos, um transcrito de seu caráter, tenha sido abolido.
“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (1 João 5:3)
“Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom”. (Romanos 7:12).
“Quanto às tuas prescrições, há muito sei que as estabeleceste para sempre”. (Salmos 119:152).
Que sejam nossas as palavras do salmista:
“Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei”. (Salmos 40:8).
A lei, colocada em seu devido lugar (não como ponto de salvação, mas como um espelho para nos mostrar o pecado, reger nossa conduta e glorificar a Deus através de nossos bons frutos) é uma bênção e não uma maldição.
Deus estabeleceu o sábado para que este fosse um “memorial da do Criador” e um “memorial da Criação”. É também um ‘memorial da redenção’.
Quando guardamos o sábado, estamos lembrando de que há um Deus Criador, e que não estamos no mundo por acaso; estamos dizendo que cremos no Eterno e que admiramos os seus feitos na criação e na redenção do homem.
O sábado é um momento em que podemos ter “um lindo encontro com o Senhor Jesus Cristo”. A cada final de semana podemos desfrutar deste maravilhoso companheirismo com o Senhor Jesus, Deus o Pai e com o Espírito Santo. É um dia que podemos também estar na companhia da família. Durante a semana pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos e o sábado é um a oportunidade para restabelecermos os laços familiares, na companhia dos familiares e do Senhor Jesus” .
Guardar o sábado é uma questão de Adoração a Deus a aceitar Seu Senhorio. Toda criatura que foi criada por Deus (refiro-me mais especificamente a este planeta) deve adora-lo; automaticamente, deve guardar o sábado. Deve também aceitar a autoridade divina sobre qualquer forma de doutrina antes que crer em algo ensinado pelos homens (cf. At 5:29).
Nós Adventistas cremos como você que a lei não garante a salvação ; seremos salvos unicamente pela graça do Senhor Jesus (Ef 2:8); mas devo ressaltar que o fato de não sermos salvos pela lei não nos dá a liberdade de transgredirmos os mandamentos de Deus. Nossas obras, apesar de não nos salvarem são importantes, pois são evidências de nossa fé e devem vir como uma conseqüência da mesma (Efésios 2:10), pois “a fé sem obras é morta” (Tg 2:26).
Deixo-lhe um texto para reflexão: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. (Salmos 119:18).

18 comentários:

erisvaldo disse...

QUE BAGUNÇA VOCE ESTA FAZENDO EXISTE OS MANDAMENTOS DE DEUS QUE SAO OS DEZ R EXISTE AS LEIS DOS PROFETAS AS LEIS MOCAICAS POREM O ULTIMO PROFETA FOI JOAO BATISTA E AS LEIS FORAM CONSUMADA POR CRISTO. SE TU VIVER PELA LEI COMECA A MATA COMECA AJUGA SEGUNDA AS OBRAS

erisvaldo disse...

QUE BAGUNÇA VOCE ESTA FAZENDO EXISTE OS MANDAMENTOS DE DEUS QUE SAO OS DEZ R EXISTE AS LEIS DOS PROFETAS AS LEIS MOCAICAS POREM O ULTIMO PROFETA FOI JOAO BATISTA E AS LEIS FORAM CONSUMADA POR CRISTO. SE TU VIVER PELA LEI COMECA A MATA COMECA AJUGA SEGUNDA AS OBRAS

Unknown disse...

Que Deus te ajude a entente a palavra Dele.ore antes de estudar a bíblia, peça orientação ao espírito santo de Deus que com certeza vai te ajudar a entender
.

Unknown disse...

Só Deus pra te ajudar a entender a palavra Dele. ore e peça entendimento ao Espirito santo de Deus ante de estudar a bibíbl. não fique ajando que já sabe de tudo.

Unknown disse...

Gente ele não mentiu em nada ai.... só que nos sabotando e queremos ficar livre das responsabilidades .. só que isso não nos livrará da verdade diante de Deus.... mais explicado e comprovado que isso só jogando azeite pra clarear ... Qdo ele disse que "não estar no original" significa que a fonte que ele buscou foi confiável.. o grego...
Portanto o que qualquer diga além do que ele disse é ACHISMO.

Unknown disse...

nos sabotamos *

Unknown disse...

Gente ele não mentiu em nada ai.... só que nos sabotamos e queremos ficar livre das responsabilidades .. só que isso não nos livrará da verdade diante de Deus.... mais explicado e comprovado que isso só jogando azeite pra clarear ... Qdo ele disse que "não estar no original" significa que a fonte que ele buscou foi confiável.. o grego...
Portanto o que qualquer diga além do que ele disse é ACHISMO.

Unknown disse...

Gente ele não mentiu em nada ai.... só que nos sabotamos e queremos ficar livre das responsabilidades .. só que isso não nos livrará da verdade diante de Deus.... mais explicado e comprovado que isso só jogando azeite pra clarear ... Qdo ele disse que "não estar no original" significa que a fonte que ele buscou foi confiável.. o grego...
Portanto o que qualquer diga além do que ele disse é ACHISMO.

Denis disse...

Totalmente equivocado esse estudo! Em Mt7:12 Cristo afirma no final do versículo "Essa é a Lei e os Profetas" ou seja: Foi pra isso que eu vim, para trazer um novo conceito da lei e pra justificar a existência dos profetas!
Cristo traz uma nova forma de contato com o Eterno, anulando os antigos mandamentos, preceitos, rituais, sacrifícios, religião, hierarquia sacerdotal entre outras mazelas que o judaísmo criou a longo dos milênios e que não adiantou nada!!
Esse é o propósito dele ter vindo! E junto ele trouxe o ato de Amar incondicionalmente, trazendo a consciência de que todos são iguais e merecem sentir a parte de Deus que habita dentro de cada um, de forma que não precisamos de religião para se conectar com Deus!
Matheus nos capítulos 5 até o 7 ele traz uma nova ciência de Deus! Infelizmente essa parte os religiosos não leem nas igrejas e nem ensinam as pessoas!

Lindomar disse...

Perfeitamente Denis
Vários livros do chamado novo testamento são históricos indica que os discípulos ainda viviam os costumes da velha lei.
sabemos que o livro de atos foi escrito por lucas a Teófilo.
O evangelho da graça foi dado a Paulo.
A qual prega que não foi enviado a batizar.
Jesus nunca batizou ninguém nas águas. Paulo fala aos efesios que aqueles que estavam vivendo debaixo da lei estavam caidos da graça.
Abraços..

Denis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Os adventistas são loucos fazem uma confusão e distorção da palavra de Deus novo testamento é novo nova aliança é nova o fim da lei é Cristo a lei durou até Cristo ou seja até o descendente a quem se fez a promessa é simples de entender e fazem uma confusão a lei não nos salva exemplo claro é Abraão q foi imputado como justiça diante de Deus a lei nós conduz a Cristo nos aponta o pecado e nos leva enxergar q precisamos da Glória de Deus a precisamos de Cristo vivemos na nova aliança e debaixo da lei de Cristo

Tαђ_Tίκαђ disse...

𝐎𝐛𝐫𝐢𝐠𝐚𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐞𝐱𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝗼 𝐬𝐢𝗺𝐩𝐥𝐞𝐬 𝐞 𝐞𝐱𝐜𝐥𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐝𝗼𝐫𝐚!

Marcelo Victor disse...

Na minha concepção, Jesus é o cumprimento da lei e dos Profetas, como Ele próprio disse: "Está consumado"; tendo cumprido TUDO, sem cair um jota e um til nas experiências pelas quais passou em vida.
Com isso, Ele inaugurou um Novo Testamento, sem rituais e com um padrão moral muito mais apurado, bem mais próximo do padrão moral divino, o qual é obtido, dia-a-dia, somente por ação do Espírito Santo, na vida daquele que O possui, pois é Ele quem vivifica (Romanos 8:11).
Contudo, o Senhor nos adverte, em Romanos 14, que não devemos julgar quem considera um dia mais importante do que outro e quem não come carne como oferta a Deus, pois ambos o fazem para o Senhor.
O capítulo 14 de Romanos termina mostrando que daremos conta pessoalmente diante de Deus no juízo daquele grande Dia, não respondendo pela vida ou pela forma com que alguém decidiu servir a Deus (Romanos 14:12).

Marcelo Victor disse...

Romanos 14 serve pra todos e não pra um grupo específico de pessoas. Por isso, julgar os guardadores do sábado não é bom e o contrário também é reprovável.
Quem o faz, pôs-se na condição de juiz e deixou de ser servo: "Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar" (Romanos 14:4).
Deixemos a Palavra nos julgar, com a mente aberta, sem queremos defender interpretações particulares, conferindo a Bíblia com a Bíblia, pois Ela é a única verdade.

Unknown disse...

Que bagunça em

Unknown disse...

Amém, irmãos a bíblia explica a bíblia. O melhor professor é o Espírito Santo de Deus. O povo perece por falta de conhecimento. O sistema religioso ainda vivem com suas Ordenanças com os seus não toque não coma não pode, tirando a simplicidade devidas a Cristo Jesus. 1,João 2,27....