24/01/14

Tem Minha Vida Alguma Importância para Deus?

Em certas manhãs, o mundo parece um paraíso. Você acorda, abre a janela, inspira profundamente o ar puro e observa os raios dourados de sol refletindo sobre as árvores. Alguns momentos fazem a vida parecer muito preciosa: o rosto de um amigo querido quando se despede de você, uma peça musical bem executada e que combina com seu estado de espírito, um carinho inesperado de uma criança pequena.

Mas noutras manhãs, o mundo parece ser um lugar de horror. Você acorda com as manchetes do jornal anunciando sobre outro atentado à bomba terrorista que aleijou ou cegou uma criança, outro matador em série que acabou de exterminar sua décima vítima, ou quem sabe fome, enchentes, guerras, terremotos. Esses são momentos nos quais nada faz sentido, nada parece justo.

Qual o significado de tudo isso? Será que temos como descobrir algum sentido no nosso maravilhoso e terrível mundo? Por que estamos aqui? Será que minha vida realmente importa para Deus, ou será que sou apenas uma peça secundária em alguma imensa engrenagem cósmica?

1. DEUS CRIOU UM MUNDO PERFEITO
Deus é o Criador, o arquiteto e o projetista de tudo, desde as estrelas até as asas da borboleta.

“Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de Sua boca… Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu”. Salmos 33:6, 9 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

Deus tem apenas que falar e os elementos obedecem a Sua vontade.

2. SEIS DIAS PARA FAZER O MUNDO
“Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou”. Êxodo 20:11

O Criador eterno e Todo-Poderoso poderia ter formado o mundo num momento “pelo sopro de Sua boca”. Mas Deus escolheu usar seis dias para fazer – seis minutos, ou até seis segundos, teriam sido suficientes. O primeiro capítulo da Bíblia, Génesis 1, descreve o que Deus criou em cada dia da semana da criação. Que obra-prima para coroar a criação Deus criou no sexto dia?

“CRIOU DEUS O HOMEM À SUA IMAGEM, à imagem de Deus o criou; HOMEM E MULHER OS CRIOU”. Génesis 1:27

Deus decidiu criar indivíduos semelhantes a Si, que poderiam conversar, sentir e amar. Cada pessoa é feita à “imagem” de Deus.

Por volta do sexto dia, o mundo estava cheio de plantas e animais, e então Deus introduziu Sua obra-prima da criação. De acordo com Génesis 2:7, o Todo-Poderoso formou o corpo de Adão a partir do pó da terra. Então, quando Deus soprou em suas narinas o “fôlego de vida”, o homem se tornou “alma vivente”, isso é, ele viveu. Deus chamou o primeiro homem criado à Sua imagem, Adão, uma palavra que simplesmente significa “homem”. A primeira mulher chamou Eva, que significa “viva” (2:20; 3:20). Um amorável Criador viu a necessidade do ser humano de ter companhia.

Recém-saídos das mãos de Deus, tanto Adão quanto Eva refletiam a Sua imagem. Deus poderia ter