22/12/10

O TEMPO DE ANGUSTIA DE JACOB

Será tarde demais para mudar o nosso destino eterno durante o tempo de angústia de Jacob, pois a nossa provação já terá terminado. Por isso, é da maior importância que compreendamos a condição em que se encontrarão aqueles que serão capazes de permanecer de pé, seguros em Jesus neste tempo; pois será muito tarde para mudarmos o nosso destino eterno, uma vez que Cristo, o nosso Sumo Sacerdote celestial, terá já deixado o santuário no céu. O novo adventismo prega que o povo de Deus continuará a pecar após as provações terminarem, mas vejamos o que Deus disse.
“... quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.” Apocalipse 22:11
Existem aqui duas coisas a considerar. Em primeiro lugar, Deus declara que os Seus filhos já são justos (justificados) e santos (santificados). Não existe aqui qualquer prova de que o homem está justificado, embora não se encontre totalmente santificado; pois, na realidade, o homem, ou está santificado, ou não o, está. Em segundo lugar, esta condição de justificação e santificação deverá continuar ninguém que seja declarado justo, deixará de ser obediente a Deus.
“Cessa então Jesus de interceder no santuário celestial. Levanta as mãos, e com grande voz diz: “Está feito”... Todos os casos foram decididos para a vida ou para a morte. Cristo fez expiação pelo Seu povo, e apagou os seus pecados.” O Grande Conflito, 619
Poder-se-á perguntar como é que os pecados cometidos depois que Cristo terminar a Sua obra mediadora poderão ser apagados. O sangue não mais intercederá por esses pecados. Por isso, somos solenemente avisados.
“O carácter não poderá então ser aperfeiçoado ou transformado... Os justos são os que guardam os mandamentos de Deus, e para sempre estarão separados dos desobedientes e injustos que pisam a pés a lei de Deus. O minério puro e a escória não mais se misturarão.” Testemunho Para Ministros, 235-236
Para, além disso, a obra de aperfeiçoamento do carácter e purificação do pecado será completada antes do término da provação. Notai as seguintes declarações:
“Quando Ele vier, não será para nos limpar de todos os nossos pecados, ou para remover todos os nossos defeitos de carácter, ou para nos curar de todas as enfermidades de temperamento. Se fizer tal obra por nós, tal será realizado antes desse tempo. Quando o Senhor vier, os que são santos serão santificados ainda. Os que preservaram os seus corpos e espíritos em santidade, santificação e honra, receberão o toque final da imortalidade. Mas os que são injustos, não santificados e sujos, assim permanecerão para sempre. Não se fará nada para remover os defeitos da humanidade, nem lhe serão dados caracteres santos.
Cristo não se sentará, então, para prosseguir o Seu processo de purificação, removendo os pecados e a corrupção da humanidade. Tudo isto será feito nestas horas de provação. É agora que está obra deve ser realizada.” Testemunhos Selectos Vol. 1, 182
“Nenhum golpe será desferido depois que a provação terminar. Deveremos agora, nas horas de provação, vencer o nosso temperamento impetuoso, ou acabaremos por nos separar de
Deus.” Testemunhos (em inglês) Vol.2, 430, 431
“Ninguém receberá o selo de Deus enquanto, nos nossos caracteres, se encontrar uma mancha. Devemos livrar-nos dos nossos defeitos de carácter e limpar a nossa alma de toda a
corrupção.” Testemunhos (em inglês) Vol. 5, 214
Mas vejamos o que é ensinado pelo novo adventismo.
Ellen White usa a expressão "a imagem de Deus" de várias maneiras. Por exemplo, no livro "Aos Pés de Cristo" usa-a uma dúzia de vezes. Ellen White diz claramente que recebemos a imagem de Deus na altura da conversão e que ela se aprofundará através da santificação, tornando-se absoluta aquando da vinda de Cristo. Sobre este tópico, deveremos ler " O Grande Conflito", p. 626, que fala da mundanidade ainda existente em nós e que deverá ser purgada durante o tempo de angústia, após o término das provações. A página 635 diz que nós ainda teremos uma fé e uma coragem deficientes e a página 650 diz que os nossos defeitos de alma e mente só serão removidos na glorificação, aquando da vinda de Cristo.
Deus terá um povo antes do término das provações, que Lhe será tão fiel, que preferirá morrer, a pecar conscientemente. Aceitos por Deus, em Cristo, o Pai celestial considera o Seu povo como tendo a Sua imagem perfeita; isto não é negar as claras afirmações da Escritura em Filipenses 1:6, I Coríntios 15:51-56, I João 3:2 e I Tessalonicenses 5:22, 23, que afirmam que a santificação será atingida quando o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade (Dr. D. Ford - 0 Dr. Ford Responde Aqueles que Escreveram Sobre Doutrinas Perigosas, 19 Junho 1979).
Ver-se-á que estas afirmações não estão em harmonia com as declarações da inspiração que são citadas. Não é possível que as Escrituras e o Espírito de Profecia se mostrem inconsistentes com eles próprios e um em relação com o outro. Por isso, examinemos as referências apresentadas como "provas" e vejamos se confirmam os pontos apresentados, ou se, como muitas vezes acontece com o novo adventismo, será um caso de má utilização dos textos.
1 - Grande Conflito, página, 626.
“O amor de Deus para com os Seus filhos durante o período da sua mais intensa prova [o tempo de angustia de Jacob], a tão forte e terno como nos dias da sua mais radiante prosperidade; mas a necessário passarem pela fornalha de fogo; a sua natureza terrena deve ser consumida para que a imagem de Cristo possa reflectir-se perfeitamente.”
Notar-se-á que nada é dito sobre qualquer consumação do pecado. É dito claramente aqui e em passagens anteriores e posteriores a esta, que o mundanismo não se aplica ao pecado.
“Semelhantemente, no tempo de angustia, se o povo de Deus tivesse pecados não confessados que surgissem diante deles enquanto torturados pelo terror e angústia, saem vencidos; o desespero suprimir-lhes-ia a fé, e não poderiam ter confiança para suplicar a Deus a protecção. Mas, ao mesmo tempo em que tem uma profunda intuição da sua indignidade, não possuem falta oculta para revelar. Os seus pecados foram examinados e
extinguidos no juízo; não os podem trazer a lembrança.” O Grande Conflito, 625
“Satanás nada pode achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos do Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que deverão encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia.” O Grande Conflito, 628
Assim, este é mais um caso em que o novo adventismo utiliza passagens menos claras para contradizer as claras declarações da inspiração. Embora não seja claro o que é realmente esta mundanidade (embora pudesse incluir coisas como a nossa ligação a familiares e amigos que ainda não estão salvos), é claro que não se refere ao pecado.
2 - O Grande Conflito, página, 635.
“Esforçando-se por esperar confiantemente que o Senhor opere (durante o tempo de angustia de Jacob), são levados a exercitar a fé, esperança e paciência, que muito pouco foram exercitadas durante a sua experiência religiosa.”
Notar-se-á que esta passagem não diz que os santos ainda possuem "uma fé e uma coragem deficientes". Diz apenas que eles as exerceram muito pouco antes do término das provações.
3 - O Grande Conflito, página, 650.
“Os Últimos traços da maldição do pecado serão removidos, e os fiéis de Cristo aparecerão na beleza do Senhor nosso Deus, reflectindo no espírito, alma e corpo, a imagem perfeita do seu Senhor.”
O contexto não revela a mais pequena prova de que as deficiências da alma e da mente sejam removidas na glorificação. Na realidade, o contexto está confinado a mudança dos nossos corpos físicos.
“Ele mudará o nosso corpo vil, modelando-o conforme o Seu corpo glorioso. As formas mortais, corruptíveis, destituídas de primor, poluídas pelo pecado, tornam-se perfeitas, belas e imortais. Todos os defeitos e deformidades são deixados no túmulo. Restabelecidos a árvore da vida, no Éden há tanto tempo perdido, os remidos crescerão até a estatura completa da raça em sua glória primitiva.”
O Grande Conflito, 650
Estas são as palavras que precedem a citação acima apresentada.
4 - Filipenses 1:6
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.”
Daqui não se conclui que a santificação seja atingida quando a corrupção se revestir de incorruptibilidade.
Paulo assegura-nos que Deus continuará a restaurar-nos até ao dia do Senhor. Na verdade, o Espírito de Profecia declara que o dia do Senhor é o término das provações da humanidade.
“Perto está o dia em que será decidido para sempre o destino de toda a alma. Esse dia do Senhor muito se apressara.” Fundamentos da Educação Cristã, 335
5 - 1 Coríntios 15:51-56
Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá à palavra que está escrito: Tragada foi à morte na vitória. Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.”
Mais uma vez se vê que não existe qualquer referência ao facto de a santificação ser conseguida aquando da volta de Cristo. Na realidade, o Espírito de Profecia vê correctamente esta passagem como referindo-se as mudanças no estado físico do homem.
“Então, os santos vivos e os que forem ressuscitados erguerão as suas vozes num longo grito de vitória. Aqueles que desceram a sepultura levando consigo a marca da doença e da morte, ressuscitarão com uma saúde e um vigor imortal.”
História da Redenção,411
6 – 1 João 3:2
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.”
Onde, nesta passagem, se infere que a santificação é conseguida na segunda vinda de Cristo? Na verdade, os versículos seguintes ensinam precisamente o contrário - que nos devemos libertar do pecado agora.
“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.... Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.... Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado, porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” 1 João 3:3, 6, 9
7 -1 Tessalonicenses 5:22, 23
“Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Esta referência, pelo menos, fala em santificação, mas estará ela a dizer que a santificação não pode ser conseguida antes da vinda de Cristo? Comentando este versículo, a irmã White diz. “Santificação, quantos compreenderão o seu verdadeiro significado? A mente encontra-se confundida pela malária sensual. Os pensamentos precisam ser purificados...
O verdadeiro cristão passará por uma experiência que lhe trará a santidade. Não possuirá qualquer mancha na sua consciência, ou de corrupção na sua alma... A vontade de Deus tornou-se sua vontade, pura, elevada, refinada e santificada. O seu comportamento revela a luz do céu. A santidade adorna o seu carácter.” Mente, Carácter e Personalidade - Vol. 2, 412 / Orientação da Criança, 463
Tal como cada referência bíblica, o texto clarifica a necessidade de vitória sobre o pecado agora, para que possamos ter parte na eternidade. Uma responsabilidade terrível repousa sobre qualquer um que declare que o povo de Deus continuará a pecar após o término das provações. A eternidade está em risco. A verdade solene e que um só pecado praticado após o termino das provações será a prova de que nós não fomos selados pelo Deus vivo e nos encontramos, por isso, fora do reino de Deus. Quando visto sob esta luz, qualquer declaração de meras diferenças semânticas entre o novo adventismo e a mensagem adventista do 7° dia deve ser completamente repelida. Os santos representarão a defesa do carácter divino de Cristo, ao manterem-se fiéis e leais sem um Mediador.