27/04/13

QUAL A RELAÇÃO DE ARMÍNIO COM A IGREJA ADVENTISTA?


O nome Jacobo (James) Armínio (1560-1609) ()e os termos Arminiano e Arminianismo nem sempre foram prontamente reconhecidos pelos Adventistas do Sétimo Dia. Na verdade, muitos têm inicialmente confundido estes termos com os Arménios da Turquia e seu estigma de Cristianismo Ortodoxo ou com o grande herege anti-trinitariano Arios e os seus ensinamentos arianos. Mas, apesar da obscuridade e confusões relacionadas a esta terminologia, Armínio e o Arminianismo desempenharam um papel muito importante como parte da herança protestante da teologia adventista.
É interessante, e até um pouco surpreendente, descobrir que Armínio e Arminianismo não foram sequer mencionados por Ellen White no O Grande Conflito (ou em qualquer outro lugar dos seus escritos). Tal omissão, porém, foi provavelmente porque a maioria das suas ideias importantes foram transmitidas aEllen White e ao adventismo através da influência de John Wesley (1703-1791) [1]. Seja como for, as ideias de Armínio provaram ser bastante fundamentais para a chave dos ensinamentos doutrinários adventistas. Mas antes de nos voltarmos a uma revisão dessas ideias importantes, nós precisamos saber mais sobre a pessoa Jacobo Armínio e os seus posteriores discípulos arminianos.
Esboço Biográfico
Jacobo Armínio nasceu em Oudewater, perto de Utrecht, na Holanda. [2] A sua família era da classe média foi devastada durante a infância de Jacobo pela morte do seu pai. Mas essa tragédia foi agravada pela morte de sua mãe e irmãos durante o massacre espanhol de Oudewater em 1575. O jovem Armínio foi posteriormente ajudado por amigos da família que viram que ele recebera uma educação universitária muito boa.
 
A sua educação superior começou em Marburgo, na Alemanha, em 1575 e na Universidade de Leiden, na Holanda, de 1576 a 1581. O seu talento como estudante chamou a atenção de um número de ricos comerciantes de Amsterdão, que patrocinaram os seus estudos teológicos posteriores. Este longo período iniciado no ano de 1582 na Academia de João Calvino de Genebra continuou até 1586, com uma pausa para estudos adicionais em Basileia (1582-1583). O destaque da sua educação teológica o capacitou a estudar com o renomado estudioso Theodore Beza (1519-1605).
Beza se tornou o sucessor de João Calvino em Genebra, especialmente no seu papel como professor de teologia líder na famosa academia (agora Universidade de Genebra). Durante os estudos de Armínio em Genebra, Beza (então com 62 anos) já era muito respeitado entre os crentes calvinistas / reformados em toda a Europa. Beza era um Calvinista ferrenho e tomou a posição mais radical sobre a doutrina da predestinação irresistível. Estas ideias provaram ser muito importantes mais tarde, no desenvolvimento teológico de Armínio e nos eventos subsequentes no calvinismo e protestantismo em todo o mundo.
 
Após uma breve visita de estudo à Itália em 1587 (incluindo a Universidade de Pádua), Armínio voltou para Amsterdão, na Holanda para iniciar a sua carreira ao longo da vida como um pastor / erudito. Depois de sua ordenação como pastor da influente “Igreja Velha” (o centro da vida da Igreja Reformada em Amesterdão), Armínio serviria aquela congregação com grande fidelidade e distinção até 1603. Em 1590 casou-se com Lijsbet Reael, uma filha proeminente da aristocracia de Amsterdão, garantindo assim a estabilidade financeira e o contínuo apoio dos comerciantes e líderes mais influentes da cidade.
Em 1603 foi nomeado professor de teologia em sua “alma mater”, a Universidade de Leiden. Esta foi a nomeação mais importante de sua carreira, que só findaria com a sua morte prematura em 1609. Estes seis últimos anos de sua carreira incluem sua eleição como reitor da universidade (presidente), os trabalhos em curso como pastor, e a publicação de sua madura obra teológica, “Declaração de Sentimentos”.[3]
Os acontecimentos mais memoráveis da sua carreira docente foram as “controvérsias teológicas” (formalmente chamadas de “disputas”) com seu colega e professor de teologia, Francisco Gomaras (1563-1641). Estes controversos, mesmo amargos debates, forneceram a definição das contribuições mais duradouras para o posterior avanço do arminianismo na Europa, América do Norte e Mundo Protestante.
Antecedentes Históricos
Enquanto o ponto de vista de Armínio causava uma divisão na tradição Reformada ou Calvinista, ele sempre alegou (e com razão) ser um calvinista em sua teologia básica. As maiores diferenças, entretanto, centravam-se em sua interpretação controversa da predestinação e suas implicações para outras doutrinas intimamente relacionadas. É interessante notar que todos os anteriores e grandes reformadores protestantes da Reforma Protestante na Europa no século XVI, haviam adoptado as ideias de Agostinho de Hipona (Fim do quarto, início do século V dC) da irresistível “dupla predestinação” [4]. Lutero, Zuínglio, Calvino, Bucer e Ballinger, todos entendiam que todo ser humano era predestinado para a danação eterna ou para a salvação pela irresistível e inescrutável sabedoria de Deus. Além disso, não havia nada que qualquer pessoa pudesse fazer sobre isso (Excepto clamar que estavam dispostas a serem salvas ou condenadas, tudo para a glória de Deus).
Quase a única excepção a esse consenso antes de Armínio foi o suplente e sucessor de Lutero Filipe Melâncton (1497-1560). Mas, enquanto a dissidência de Melâncton criou uma controvérsia relativamente pequena entre os Luteranos, as ideias de Armínio criaram uma grande comoção que mudaria para sempre as direções teológicas do protestantismo mais tarde, especialmente na Grã-Bretanha e na América do Norte.
Armínio e os Arminianos Remonstrantes
Os principais temas teológicos de Armínio tiveram implicações importantes para a doutrina e a experiência da salvação. [5] Como já mencionado, a chave da controversa doutrina, que abriu o caminho para o que hoje chamamos arminianismo doutrinário foi a rejeição de Armínio à doutrina Agostiniana / Calvinista da eleição irresistível através da absoluta predestinação. Defronte dos “alto calvinistas”, Armínio ensinava que a predestinação é baseada na presciência divina da utilização que os homens fariam dos meios da graça”. [6] Intimamente relacionado com a predestinação absoluta do “alto-calvinismo”, estava a doutrina da “expiação limitada”, o conceito de que apenas os eleitos seriam irresistivelmente salvos, e que Cristo morreu apenas pelos “eleitos”.
Contra essa ideia restritiva, Armínio “afirmou que Ele [Cristo] morreu por todos, embora nem todos recebem os benefícios da Sua morte, excepto os crentes”. [7] Além disso, Armínio e seus seguidores arminianos se opunham contra a “doutrina calvinista da graça irresistível” e “ensinavam que a graça pode ser rejeitada”. [8] E, finalmente, Armínio e companhia, declararam a incerteza em relação ao ensino calvinista da perseverança, mantendo a possibilidade de que os homens podem perder a graça uma vez recebida”. [9] Em outras palavras, o “uma vez salvo, sempre salvo”, foi questionado por muitos e rejeitado mais tarde pela maioria dos arminianos.
Após a morte de Armínio em 1609, 41 de seus seguidores mais fiéis compuseram uma declaração de fé em 1610, chamada de “Remonstrance” (Forte Protesto). Assim é a partir deste título que o grupo