01/02/13

Deus declara ser único

O que é a Trindade?
Na Bíblia não existe declaração explícita nenhuma sobre Deus em essência e Sua natureza ou, ainda, como subsiste em três Pessoas. Nem mesmo o termo “Trindade” aparece no texto (por isso, muitos teólogos – e Ellen White – preferem chamar de doutrina da “Divindade” em vez de “Trindade”). Contudo, essa doutrina é fundamental para o cristianismo, pois considera e determina o Deus em quem professamos fé.
É certo que existem muitas passagens que comprovam de forma determinante a doutrina, como veremos a seguir.
Entretanto, temos que reconhecer nossa limitação óbvia: por sermos criaturas em estado decaído, é impossível termos uma compreensão clara e definida sobre a natureza de Deus. Como Ele é e qual é Sua essência, são tópicos que não podem ser captados de forma integral pela nossa mente. É como a seguinte ilustração atribuída a Agostinho:
Agostinho observou que, numa praia ao Norte da África, um garoto havia feito um buraco na areia. Com uma pequena cabaça nas mãos, corria até o mar, enchia o recipiente e, de volta, despejava a água no buraco.
Como o garoto repetisse a operação dezenas de vezes, curioso, Agostinho aproximou-se dele e

1844: Coincidência ou Providência?

 Foram os eventos ocorridos no ano de 1844 apenas um acidente? Ou tem esse ano um significado mais profundo na compreensão bíblica do plano de Deus na história da redenção? Como adventistas do sétimo dia, deveríamos aceitar a segunda posição. Para nós, 1844 é o ano em que terminou a profecia dos 2300 dias de Daniel 8:14, o marco que assinala o início do julgamento pré-advento no céu, e a culminação do mais longo período profético da Bíblia, proclamando ao mundo que o fim não vai demorar e que a segunda vinda de Jesus está próxima.

O que muitos não sabem, inclusive entre os adventistas, é que 1844 é importante não apenas em relação à história sagrada, mas também em relação a outros eventos mundiais de grande magnitude que fazem desse ano uma espécie de divisor de águas. Antes, porém, vamos traçar a importância de 1844 para a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
De um grande erro a uma poderosa mensagem
Por volta de 1840, muitos pregadores pelo mundo estavam proclamando que Jesus estava para voltar. O pesquisador Le Roy Edwin Froom indica que entre esses pregadores, de várias denominações cristãs, havia brancos, negros, mulheres e até mesmo crianças. Houve uma garota do campo na Europa que atraiu de três a quatro mil pessoas ao pregar sobre o fim do mundo. Grande foi o impacto que ela exerceu na vida de muitos.1
Nos Estados Unidos, foi a pregação e os escritos de Guilherme Miller, um fazendeiro que se tornou pregador, que despertou a paixão tanto de crentes quando de descrentes. Miller e seus associados proclamavam a seguinte mensagem: “Assim como o primeiro advento de Jesus Cristo foi predito em Daniel 9, Seu segundo advento é identificado em Daniel 8:14. Visto que a terra deve ser o ‘santuário’ a ser ‘purificado’, isso vai acontecer por meio do fogo quando Jesus voltar. Começando com 457 a.C., a profecia dos 2300 dias/anos de Daniel 8:14 culminará ao redor de 1843-1844. Jesus virá outra