14/04/10

PORQUE RAZÃO TODOS SOFREMOS E MORREMOS?

Porque no princípio da criação nessa Terra, Eva foi tentada, e pecou? Levou do fruto que não deveriam comer a Adão, e este também pecou. Eles tornaram-se pessoas com duas características específicas: passaram a conhecer o mal e começaram a desenvolver o desejo da prática do mal, e por isso se tornaram mortais. Cada dia eles iam envelhecendo, isto é, morrendo aos poucos.
Os filhos desse casal também já nasceram pecadores, com a mesma tendência de seus pais. É assim porque fica impossível um casal de pecadores gerar um filho ou filha que não seja pecador, perfeitamente santo. Isso é impossível, portanto, como todos descendemos desse casal, todos herdamos a fraqueza do pecado em nós. Temos uma forte inclinação para a prática do mal, e uma insignificante vontade de fazer o bem. O bem, geralmente fazemos quando nos é conveniente. Por exemplo, uma pessoa vai vender uma casa. Ela fala toda a verdade sobre os aspectos positivos da casa, mas esconde alguns aspectos negativos, que o comprador descobrirá depois de já ter tomado posse da casa. Quer outro exemplo. Vá a uma videoteca e observe os filmes que as pessoas alugam. Mais de 90% levam filmes inconvenientes para seres humanos de bom carácter. No entanto, é um sucesso de audiência. Esse é o ser humano, apaixonado por tudo o que não presta e que o avilta cada vez a um estado de pecador pior que era antes. E a sociedade paga uma conta altíssima por causa da violência, drogas, criminalidade, corrupção, etc.
Não é por menos que a Bíblia diz que todos pecaram (1 Reis 8:46), e todos carecem da glória (bondade perdoadora) de DEUS. A solução para a nossa situação é só uma: salvação em CRISTO JESUS, que para esse fim morreu na cruz por todos nós.
É só JESUS CRISTO quem pode nos salvar da natureza de pecadores e da condição de mortais. Nós estamos sem condições de conseguir isso. Vamos a um exemplo. Imagine uma pessoa que esteja se afogando num rio. Já passei por isso quando criança, portanto sei como é. Ela vai morrendo aos poucos, sabe que está morrendo, tem consciência de que algo precisa ser feito, mas nem tem capacidade nem forças para fazer algo por si. Por conta própria vai morrer, esse é o seu destino. Porém, se outra pessoa tomar a iniciativa e a tirar da água, ela será salva. Mas se não aparecer outra pessoa para ajudar, ele morre.
Assim é a nossa condição de pecadores. Ou JESUS nos salva, ou morremos para sempre. Porém depois que JESUS nos salvou, o que devemos então fazer? Comigo, em relação ao quase afogamento aos nove anos, aconteceu o seguinte: tratei de aprender a nadar. Hoje sei nadar bem, tão fácil não me afogo mais. Posso ficar sobre a água por muito tempo. Portanto, hoje, depois que um homem me tirou da água, trato de cuidar tendo consciência dos meus limites, para que não aconteça outra vez.
Assim é a vida de uma pessoa que foi salva por JESUS. Ela ainda é mortal, e ainda tem tendência a pecar, assim como posso me afogar. Não foi transformada por inteiro, isso acontecerá por ocasião da segunda vinda de CRISTO. Portanto, ela deve se cuidar para, preferencialmente, não pecar mais, ou seja, agora, em vez de pecar, deve praticar somente boas obras.
O que são boas obras? São aquelas permitidas pelo critério da lei. Por exemplo, já não mente, não rouba, cuida da saúde, ama e é caridoso para com o próximo, e assim por diante. Há muitas obras boas para se fazer.
O que quer dizer isto? Que depois que a pessoa foi salva, não quer outra vez voltar a ser pecadora, para não precisar reiniciar tudo outra vez, ou seja, ter que ser outra vez perdoada. Não se salva pelas boas obras que pratica, mas se mantém salva se praticar boas obras. Ou, por outro lado, cada vez que torna a pecar, arrisca morrer eternamente, se disso não se arrepender. E, depois que JESUS nos encontrou, e que nos entregamos a Ele, pecar rotineiramente nos torna mentalmente tolerantes com o pecado e a ideia da salvação, pensamos que podemos pecar um pouco, que isso não faz mal ao processo de santificação. Grande erro. Não pecar mais após ser salvo por JESUS tem o mesmo motivo que os anjos bons, e os outros seres não caídos que nunca se tornam pecadores. Eles não pecam exactamente porque não querem tornar-se pecadores, por isso só praticam boas obras. Por isso que lá para eles JESUS não precisa ir e nascer como uma criança e morrer por eles pregado numa cruz. E nós, sendo salvos, devemos buscar só praticar boas obras para não recairmos na condição de pecadores. Mas se cairmos, ainda temos a oportunidade de novo arrependimento. Por isso, por enquanto, salvos, ainda não significa salvos para sempre.
Dito de outra maneira: boas obras não salvam ninguém porque elas não podem mudar a natureza pecadora que temos, mas, depois que fomos salvos, e que se tenha iniciado o processo de santificação (transformação da natureza pecadora para outra natureza santa), então devemos nos empenhar a não voltar mais ao estado anterior da salvação. Contudo, se acontecer de outra vez pecarmos, e isso facilmente pode acontecer, então, logo devemos nos arrepender e pedir perdão, para que esse pecado não crie raízes, e faça retroceder o processo de santificação já em andamento. A santificação é como subir um longo barrando escorregadio. Temos que continuar subindo, porém, se escorregarmos, temos que logo nos agarrar na mão de JESUS, para não cair até chegar onde Ele nos quer conduzir. Então, nos refazemos com a ajuda d´Ele, e retornamos a subir. Agarrar-se na mão de JESUS fazemos pela fé, cremos que Ele é capaz de nos socorrer, voltar a subir são nossas obras boas, pois estamos cada vez mais nos afastando do lamaçal lá de baixo, de onde saímos.
Veja bem, tempos atrás JESUS nos encontrou no lamaçal. Ele nos salvou de lá, nos tirando desse lugar. Sem Ele nunca sairíamos de lá, aliás, nem teríamos ideia da possibilidade de sair, nem saberíamos de algum lugar melhor que a lama. Mas Ele nos deu as condições para subir o barranco, como se fossemos um alpinista com o seu material. Usar esses recursos são as nossas boas obras. Agarrar-nos a Ele, quando é necessário, fazemos pela fé, para não cairmos. Foi pela fé que Ele nos tirou de lá (nós aceitamos o que Ele desejava fazer por nós) e é pela fé que Ele nos socorre sempre que necessário.