24/03/12

A QUEM A AUTORIDADE À BÍBLIA OU AO CATOLICISMO?


Antes de começar a examinar as doutrinas Católicas Romanas específicas, devemos determinar quem é a autoridade final.

Aqui encontramos a nossa primeira grande discrepância. A Bíblia declara que ela é a única e final autoridade, enquanto o Catolicismo ensina que existem três autoridades finais. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, declara:
"Fica, portanto, claro que segundo o sapientíssimo plano divino, a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja estão de tal modo entrelaçados e unidos, que um não tem consistência sem os outros, e que juntos, cada qual a seu modo, sob a ação do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas." P. 38, #95 Catecismo da Igreja Católica (1994)
De acordo com esta passagem, as Escrituras, a Tradição da Igreja (ensinos entregues através dos tempos), e o Magistério (a tarefa de dar uma autêntica interpretação da Palavra de Deus) são de igual importância. Ver também P. 35, #82 De acordo com a doutrina Católica, a Tradição da Igreja e o Magistério são tanto a Palavra de Deus como as Escrituras escritas.

"A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo. Quanto à Sagrada Tradição, ela "transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos, para que, sob a luz do Espírito de verdade, eles por sua pregação fielmente a conservem, exponham e difundam." P. 35, #81 Catecismo da Igreja Católica (1994)
A questão óbvia é o que acontece quando estas três "autoridades finais" discordam entre si. O Catecismo dá a resposta:
"O ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo, isto é, aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma." P. 36, #85 Catecismo da Igreja Católica (1994)
É importante notar que quando o Catecismo explica que a tarefa de interpretar a Palavra de Deus foi confiada à "Igreja", está se referindo exclusivamente à Igreja Católica Romana. Esse é o caso através de todo o Catecismo. "A Igreja" refere-se sempre à Católica Romana.
O Catecismo repete a mesma doutrina, usando palavras diferentes:
"É dever dos exegetas esforçar-se, dentro dessas directrizes, por entender e expor com maior

Espírito de Profecia - Estrutura Profética


Iremos estudar a estrutura profética de alguns livros do Espírito de profecia, nomeadamente, aqueles que, a nosso ver, são os mais pertinentes: 1º- O Grande Conflito; 2º- Primeiros Escritos. Para o efeito iremos passo a passo aos acontecimentos finais, tal como são descritos pela mensageira do Senhor para que assim possamos ver o paralelo entre ambos os livros. Na verdade, o conjunto da obra escrita sob esta nomenclatura, não é e nem podia ser diferente dos escritos daqueles que existiram no passado distante. Pois “nos tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca dos seus profetas e apóstolos. Nestes dias Ele lhes fala por meio dos Testemunhos do Seu Espírito. Não houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito da Sua vontade e da conduta que este deve ter”. Tal como referimos, iremos colocar os acontecimentos tal como estão relatados nestes dois livros - Primeiros Escritos e o Grande Conflito – para uma visão mais precisa da narrativa dos referidos acontecimentos. A este propósito iremos retomar o início da supremacia papal, ou seja, o começo do tempo profético de 1260 dias/anos.
Supremacia Papal
Quando é que esta teve o seu início? Como já vimos acima, esta teve como ponto de partida o ano 538 e prolongou-se até 1798. A mensageira do Senhor comenta os seus efeitos no livro Primeiros Escritos, pp. 210-228; no O Grande Conflito, do cap. 3 ao 16, pp. 43 a 214. (Aqui fala dos 1260 anos, incluindo neles temas como: a Reforma Protestante, a Grande Apostasia, etc).
Aqui abramos um parêntesis: - O livro - O Grande Conflito – no princípio, não era tal como o conhecemos hoje, era diferente. Este livro conheceu um desenvolvimento, pois ele não é mais nem menos do que o produto final de todo um processo. A mensageira do Senhor teve a sua primeira visão, no que ao - O Grande Conflito - respeita, em 1848. Nada escreveu nesta data, mas recebeu uma visão que lhe deu uma panorâmica do conteúdo que compõe este livro. A 14 de Março de 1858, no Estado de Ohio, teve outra visão concernente ao Conflito dos Séculos – conflito entre as forças da justiça e as do mal – desde a queda de Satanás do Céu até à nova Terra; esta visão durou cerca de duas horas. Após esta visão começou a escrever e, como resultado escreveu um pequeno livro que se chamou - Spiritual Gifts (Dons Espirituais), vol. I.196
O livro - Spiritual Gifts - é um livro pequeno se o compararmos com o - O Grande Conflito. No primeiro, a mensageira do Senhor, escreveu, a traços largos, a grande controvérsia entre as forças do Bem e as do Mal. Com o decorrer do tempo, a opinião foi-se generalizando de que era necessário ampliar este livro. Assim sendo, começou a recolher alguns artigos que tinha escrito anteriormente noutras publicações; começou a escrever o que Deus lhe tinha revelado desde a primeira visão e outras visões e o resultado foi ter escrito um livro completo, de maior amplitude, o qual teve o título de Espírito de Profecia vol. IV. Se desejarmos ver a síntese do Conflito dos Séculos, tal como foi escrita, originalmente sob o título – Spiritual Gifts (Dons Espirituais) – esta encontra-se relatada na parte final do livro Primeiros Escritos, pp. 129-295. Estes são 4 volumes do Espírito de Profecia, que mais não são do que os predecessores dos 5 livros da série Grande Conflito. Tudo isto foi publicado em 1880. E, no ano de 1888, finalmente, foi terminado o livro – Conflito dos Séculos ou - O Grande Conflito -, tal qual existe hoje. Fechamos aqui o parêntesis
É muito importante tomarmos tudo isto em conta. Assim, o livro Primeiros Escritos, dedica quantas páginas ao tema da supremacia papal? Cerca de 18 páginas (pp. 210-228). No entanto, sobre este mesmo tema, o livro - O Grande Conflito - dedica muitas mais páginas (do cap. 3 ao 16, pp. 43-214). O livro – Primeiros Escritos – foi escrito muito cedo no ministério de Ellen White. O livro – O Grande Conflito – foi escrito muito mais tarde no seu ministério quando tinha mais luz e mais conhecimento e, por esta razão, este período no – O Grande Conflito – cobre muito mais tempo.
A Queda do Papado
Quando é que o papado caiu? Como vimos acima, no final dos 1260 anos, ou seja, no ano de 1798. No livro – Primeiros Escritos – nada é dito, enquanto que no – O Grande Conflito - sim. Neste livro, cap. 15, na pp. 215 à 232, aborda o golpe mortal que ministrou o exército de Napoleão ao poder papal. O título deste capítulo 15 é “A Escritura Sagrada e a Revolução Francesa”. Na verdade, porque é que este tema não é mencionado no livro – Primeiros Escritos? Pela simples razão de não possui luz e conhecimento que Deus lhe deu. Assim, no livro - O
Grande Conflito – temos a ferida mortal que foi infligida ao papado.
O Surgimento dos Estados Unidos
Convém recordar aqui a sequência que se analisou no livro do Apocalipse. O que é que vimos? Em primeiro lugar, vimos a guerra no céu; em segundo lugar, a guerra no Antigo Testamento, com as bestas de Daniel; em terceiro lugar, a guerra quando Cristo nasceu. E sob que Império é que Cristo nasceu? Claro, sob o Império Romano. Depois deste ter caído surge o período profético dos 1260 anos. Logo após este ter terminado, levantou-se da Terra uma besta, um poder que tinha algumas particularidades interessantes: 1- tinha chifres semelhantes aos de um cordeiro; 2- falava como o dragão. Esta besta/poder, representa, como vimos, os Estados Unidos da América. Assim sendo, não surpreende encontrar, nos capítulos seguintes do livro – O grande Conflito – e nos – Primeiros Escritos – a menção dos Estados Unidos – o seu papel na profecia. Será que esta referência nos deve surpreender? Pensamos que não. E porquê? Pela simples razão de que a estrutura do Apocalipse indica claramente que assim deveria ser.
Assim no livro – Primeiros Escritos – encontramos este tema nas pp. 229 – 269. Quantas páginas? Cerca de 40. Mas, no livro – O Grande Conflito - o tema começa na p. 233 e prolonga-se até à 451, ou seja, todo o capítulo 3 até parte do capítulo 4. Será que os Estados Unidos são importantes na profecia? Fala dos Mileritas, dos 2300 dias; do santuário; do estado dos mortos, etc. Fala, primordialmente, até à p. 451 do papel dos Estados Unidos na proclamação da profecia dos 2300 dias. Fala também do ano de 1844 e de como se originou a mensagem neste país. Segundo a estrutura do Apocalipse, qual será o seguinte passo? Depois que a Terra ajuda a mulher, ou seja, esta Terra onde se proclama a mensagem de Deus, a qual será diferente. Agora, levanta-se, de novo, a perseguição movida, inspirada pelo dragão contra a Igreja e o seu remanescente – período que corresponde à cura da ferida mortal da besta. Podemos perguntar-nos por que razão estamos a proceder desta forma? Mais tarde, quando abordarmos o capítulo 11 de Daniel, toda esta estrutura revelar-se-á tremendamente útil, pois é de vital importância ter presente este contexto.
No livro – Primeiros Escritos – a mensageira do Senhor não menciona directamente a ferida curada da besta. No capítulo “Os pecados de Babilónia”, p. 273 existem certas indicações, indícios, mas nada de tão elaborado como no livro – O Grande Conflito. Neste livro, a começar na p. 453 até à 484, (cap. 35 ao 37), é abordado o tremendo crescimento do poder de Roma papal. A ferida é sarada e assim vai recuperando, paulatinamente, o seu antigo poder para que a profecia bíblica se possa cumprir, na medida em que esta última refere que este poder recuperará totalmente a sua supremacia. Em abono da verdade, estes capítulos falam da cura da ferida mortal.
A Conquista do Mundo pelo Papado
Será que este poder conquistará todo o mundo quando a sua ferida mortal for, finalmente, curada? Segundo o que se encontra nas Escrituras, a nossa resposta só pode ser afirmativa. Na verdade, em função do quanto está preconizado em função da cura da sua ferida mortal, quantos se “maravilharam após a besta”? A resposta é muito clara: - “(…) e toda a terra se maravilhou após a besta” – Apocalipse 13.3. Através desta pincelada colorida, não teremos dúvidas de que o papado recuperará o seu domínio mundial. Na idade Média onde é que o papado consolidada o seu poder? Sem dúvida que era na Europa. Mas, no final da História, segundo as Escrituras, onde é que este manifestará o seu poder. Igualmente, não temos qualquer dúvida que será em todo o mundo, em toda a Terra – cf. Apocalipse 13.8; 17.2; 18.3.
Nos Primeiros Escritos, a mensageira do Senhor não menciona como o papado despertará para conquistar o mundo; mas, se lermos - O Grande Conflito, da pp. 453 à 484 - descobriremos que aqui diz claramente que este poder sentar-se-á, novamente, no trono do mundo, por ter conquistado o mundo inteiro, à excepção do remanescente de Deus. Isto é muito importante, pois poderemos imaginar o cenário que, de certa maneira nos ultrapassa – todo o mundo liderado por este poder – menos o remanescente de Deus!