04/11/10

A VENDA DE LIVROS E CDs NA IGREJA: SIM OU NÃO?

Mateus 21:12 e 13 – Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores
A aplicação do texto:Vamos ver as lições que a história pode ensinar. Por elas, aprendemos que Jesus condenou o “comércio”, ou a “adoração”, isto é, a “atividade”, que tenha as seguintes características (pense num tipo de atividade que acontecesse assim):
1) Dentro da igreja
2) Como atividade principal (e não secundária, necessária, ou de apoio), o negócio financeiro.
3) Que fixasse standes dentro da igreja, com uma marca comercial.
4) Com vendedores de CDs, ou livros, que não tivessem o cunho de ministérios da pregação ou da música, mas da compra e venda. Isto é, que não fossem cantores, ou autores, mas sim homens cujo ramo principal de sustento fosse serem comerciantes.
5) Tão intensa a ponto de perturbar o culto, dando a ideia a quem passasse ou participasse do culto, que estava não na igreja mas na feira.
6) A igreja parecer mais um estabelecimento comercial fixo e único dos vendedores. Um ponto de referência pra quem quisesse fazer uma compra.
7) Com as pessoas a entregar a mercadoria e a receber o dinheiro; o lucro como alvo.
Comparação:
1) Os livros e CDs estão a ser vendidos dentro do lugar de culto?
2) Os que estão ali para apresentar os livros e CDs foram somente para isto?
3) Os que estão a transacionar, não são missionários, nem cantores, nem crentes, nem adoradores, mas sim, vendedores, que estão ali só para defender os seus interesses económicos através da venda, porque a sua profissão é de natureza comercial?
4) A atividade do culto tem sido substituída pela atividade de mercado? As vendas têm acontecido nas horas de adoração, suprimindo-as ou perturbando-as?
5) A igreja está a transformar-se num estabelecimento comercial fixo dos vendedores? Ou um shopping-point referência para os consumidores?
6) As pessoas que estão a facilitar ou a participar na aquisição das obras estão com o sentido do lucro?
Se a resposta for “sim” para todas as perguntas acima, então a resposta é que a igreja se transformou numa "casa de vendilhões".  Estamos a tentar responder ao texto bíblico.
Conclusão:
Faço votos para que a venda de livros e CDs aos membros da sua/nossa igreja sejam um instrumento de benção, que facilite o acesso à pregação/testemunho escrita ou gravada.