09/06/08

SEPARADO ANTES DE NASCER

Tendo sido o Apóstolo Paulo separado por Deus, antes mesmo de nascer, porque razão só na estrada de Damasco, veio a conhecer o Evangelho e aceitá-lo? Como compreender Gálatas 1:15?

* - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça.
Deus tinha o propósito de usar Paulo como Seu representante entre os gentios, mesmo antes de eles nascer. Naturalmente, esse propósito estava subordinado ao próprio critério do Apóstolo. Deus, de antemão, sabia que Paulo responderia ao chamado, quando este atingisse o seu coração.
O plano do Apóstolo era totalmente diferente do de Deus para a sua vida. O que aconteceu na estrada de Damasco, aconteceu como uma grande surpresa. No entanto, o descendente da tribo de Benjamim aceitou e reconheceu essa experiência como um acto especial da Providência divina, "convidando-o a seguir o plano traçado para a sua vida".
"Que me separou". Diz o Comentário Bíblico Adventista: "A evidência textual está dividida entre esta e a tradução: ´o que me pôs à parte´, isto é, para o ministério evangélico. Desde o nascimento, a educação e o treino de Paulo, a crença e a prática, tinham sido segundo a tradição do judaísmo (v. 14). Nada na sua experiência de vida o predispunha a rejeitar o sistema legal; de facto, cada coisa o motivava a continuar a praticar o que tinha feito até ali. Do ponto de vista humnao não havia explicação satisfatória para a sua mudança de crença na salvação pela lei para a salvação mediante a fé. A mudança pode ser atribuída únicamente à directa intervenção de Deus."

Sem comentários: