27/06/08

QUANDO RECEBEMOS A VIDA ETERNA?

Filipenses 1:20 a 24 – Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.

Ao ler este texto, ficamos com a impressão que o Apóstolo Paulo ensina que o crente vai para o Céu assim que morre. Como compreender esta passagem bíblica?

A carta escrita à Igreja de Filipos, durante a prisão de Paulo em Roma. Paulo tinha estado preso pelo Evangelho em Jerusalém, perseguido em diferentes lugares e não tinha cessado de anunciar as Boas Novas. Anos se tinham passado, os crentes de Filipos e de outras igrejas fundadas pelo Apóstolo estavam muito preocupados com aquele que lhes tinha levado a esperança e o consolo da vida eterna em Jesus.
Por esta razão Paulo afirma: Filipenses 1:12 – ´E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho.´ É neste contexto, que o Apóstolo escreve (vs. 20 a 24). A sua vida está completamente centrada em Cristo, ele está disposto a fazer o que for melhor para magnificar a Cristo, continuar os seus labores com o seu Senhor ou morrer. Para ele o viver é Cristo. A morte, se Cristo assim o permitir, é ganho, não somente para ele pessoalmente, mas também para o Evangelho.
Se ele tivesse que fazer a escolha da vida ou da morte, não saberia qual escolher. ´Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.´
Este versículo é o que faz surgir a pergunta: Ao morrer une-se o crente a Cristo? Por outras palavras, vai para o Céu quando morrer?
Muitos cristãos, baseados nesta passagem, conluiem uma resposta afirmativa. Verificando atentamente a afirmação de Paulo, não é claro que seja isto que ele quis dizer. Há duas coisas que o Apóstolo deseja: 1) partir, isto é, morrer, e 2) estar com Cristo. Não está a dizer que o primeiro desejo se cumpra ao mesmo tempo que o primeiro. Não é este o ponto da sua apresentação.
Encontramos noutras epístolas em que ele tratou este assunto, como por exemplo, em: 1ª Tessalonicenses 4:15 a 18 – ´Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.´
É claramente afirmado, que a reunião de todos os crentes fiéis se dará por ocasião da gloriosa vinda de Cristo. É sabido que uma passagem bíblica, deve ser comparada com outras (hermenêutica) e Jesus consola os discípulos, quando estes tomam consciência que em breve ficariam sem o Senhor: João 14:1 a 3 – ´NÃO se turve o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.´ Cristo afirma ´virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.´
Assim, disse-lhes que a reunião teria lugar na Sua segunda Vinda. Se a reunião acontecesse no momento da morte, Jesus teria dito: ´Já não falta muito para estarmos juntos para sempre, em breve alguns serão mortos por causa da vossa fé, outros morrerão de morte natural, e no momento da morte por qualquer causa que ocorra, vos reunireis comigo.´ Mas não foi isto que Jesus disse.
Paulo na passagem que estamos a apreciar não se pode contradizer, menos ainda, contradizer o que disse o Senhor Jesus, devemos concluir que ele esperava que o seu desejo de ´estar com Cristo” se cumprisse por ocasião da 2ª Vinda.
É importante acrescentar o seguinte: Quando os que dormem em Cristo – mortos que aceitaram a Jesus como Salvador pessoal – ressuscitarem, terão a sensação que tem uma pessoa que foi anestesiada para ser operada, a consciência que o tempo parou. Na morte não há consciência da passagem do tempo.
Ellen White afirma: ´Bendito descanso para o justo cansado! Seja longo ou breve o tempo, não é para eles senão um momento. Dormem, e são despertados pela trombeta para uma imortalidade gloriosa.´ O Conflito dos Séculos, p. 595.

Sem comentários: