03/08/08

O SÁBADO EM HEBREUS 4

A que Sábado se refere Hebreus 4:3-10? Trata-se do sétimo dia? Ou do período que compreende o Milénio?

O tema abordado neste capítulo não é o dia santificado; o Sábado. Trata-se da entrada no “descanso de Deus “ pela fé. Aconselhamos a ler com todo o cuidado Hebreus 3 e também o capítulo 4. Esta leitura, deve ser feita sem nenhuma ideia preconcebida e no espírito de oração.
O Senhor deseja levar os Seus filhos, os cristãos fiéis, para junto de Si, para aquele eterno repouso prometido na Sua Palavra.
Os capítulos 3 e 4 de Hebreus, acentuam que os Israelitas ao saírem do Egipto e entrarem na Terra Prometida, de facto não desfrutaram plenamente daquele “repouso”. Este “repouso” é uma dádiva que Deus quer que seja plenamente desfrutada, a cessação das lutas e angústias, o fruir a tranquilidade permanente.
Não se trata, como é óbvio, do chamado “milénio sabático”. Como, porém, o repouso eterno só se dá por ocasião da posse do reino eterno, então fala-nos a carta aos Hebreus que podemos, pela fé, ao cremos em Jesus e nos relacionarmos com Ele, sentir e viver o gozo antecipado do abençoado repouso.
Há duas comparações para esse repouso: o dia de Sábado, que comemora o “descanso” de Deus após a obra da Criação, e a Terra prometida aos israelitas com o objectivo de lá se fixarem e “repousarem”. Contudo, não houve o repouso.
Diz o versículo 8: “ Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.” Isto não é outro dia da semana, nem um dia de 24 horas, mas sim numa outra ocasião, numa outra época, em que Deus daria repouso ao Seu povo.
A única razão pela qual se menciona o sétimo dia, é mostrar que o plano de Deus acerca do repouso do Seu povo vem desde o princípio do Mundo. Qual era o plano de Deus? Que a Terra criada, destinava-se a ser o lar de repouso do homem por toda a eternidade. E o que aconteceu? Entrou o pecado no mundo, e o homem consequentemente deixou de ter o repouso. Passou a ter dores, angústias, lutas e aflições. Nada de paz e repouso.
Deus, no entanto, prometeu repouso aos Israelitas, quando saíram do Egipto. Possuiriam terra própria, os seus lares, viveriam numa comunidade dirigida por Deus, enfim entrariam no repouso. Na condição de permanecerem fiéis a Deus. Tal não ocorreu, e Josué não lhes pode dar o repouso na “terra que mana leite e mel”. A entrada no repouso de Deus, portanto, ainda está no futuro. De outra feita, sob Salomão e David, Deus queria dar repouso ao Seu povo. A incredulidade, porém, impediu tal propósito.
Chegamos, então, à situação mencionada em Hebreus 4: e que é a mesma de hoje, e o será até ao glorioso dia da Vinda de Jesus. Agora o Senhor concede esse repouso a cada alma individualmente, pela fé. “Hoje” – cada dia – Deus nos chama para entrarmos naquele repouso. Quando o homem angustiado e perdido abandona os seus próprios esforços e lutas, as suas próprias obras, a sua justiça própria e os seus pecados e se rende inteiramente a Deus através de Cristo e da Sua justiça imaculada, o homem entra no princípio desse repouso, e esse repouso se completará quando o homem entrar na Terra renovada por ocasião da Segunda Vinda de Cristo. Jesus diz aos angustiados que se dirijam a Ele, e acharão “descanso para a sua alma”.
Conclusão: a única razão de ser mencionado o Sábado nessa passagem, é o facto de ser o Sábado um penhor do eterno repouso de Deus, quando o Seu plano se completar, na redenção. “Resta ainda um repouso para o povo de Deus” (v.9). É o repouso do pecado, das angústias e frustrações da vida neste mundo condenando. É o repouso refrigerante da alma redimida, na eternidade.

8 comentários:

Jeferson Raapack disse...

Certeza que o senhor é pastor da igreja Adventista?
Não compreendo a dificuldade de se compreender Hb 4:8 já que Josué deu o descanso (Js 22:4) de Canaã terrestre não alterou o dia o sábado que é o original descanso de Deus; dizer que: "se Josué lhes houvesse dado repouso..." (o verdadeiro descanso de Canaã celeste) "não falara, posteriormente, a respeito de outro dia" confirma quando ele mesmo disse "Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor vos ordenou..." Js 22:5. Ora se sábado é o verdadeiro descanso de Deus a sua observancia simbolizava o descanso terrestre, quando Josué diz para continuar guardando o sábado de Exodo 20 significa que a sua observância simboliza um futuro descanso eterno da Canaã Celeste, exatamente como fora ordenado por Deus e que não há "outro dia além do sábado".
Os versículos 10 e 11 de Hebreus 4 afirma categoricamente que quem não observa o mesmo sábado confirmado por Josué será considerado como maldito assim como o povo de Israel. O que Hb 3:7-19 e Hb 4:1-12 é a afirmação de um sétimo dia fundamental para a salvação. Segundo o autor de Hebreus a não observância do sábado resulta em condenação direta; a sua rejeição é a aceitação púplica de condenação pois os malditos não permanecem sob a Justificação de Cristo.
Não entendo qual a dificuldade de se entender as Escrituras à risca...

serginho santos disse...

infeliz sao aqueles que tentam se salvar por ordem de uma suposta revelaçao de alguem.nossa salvaçao e cristo e nao sabado.excelente comentario do pr carlos.se Deus e sabado segui-o se e cristo segui-o.

serginho santos disse...

infeliz sao aqueles que tentam se salvar por ordem de uma suposta revelaçao de alguem.nossa salvaçao e cristo e nao sabado.excelente comentario do pr carlos.se Deus e sabado segui-o se e cristo segui-o.

Rogério disse...

Sr.Serginho
Sábado não salva, o que salva é a graça meu irmão, os mandamentos servem para nos encaminhar a santificação, leia salmo 119 todo!

Unknown disse...

Sábado é todo dia...
Parabéns

Dida disse...

Ótima explanação, parabéns. Todo dia é dia do Senhor.
Assim o melhor dia é o da ressurreição de Cristo Jesus, glória a Deus.

Unknown disse...

E meu amigo te digo uma coisa! Somos salvos pela graça.. muitos seguem as leis tudo direitinho mais não sentem o verdadeiro amor de Cristo... Cristo e vivo pode até guarda as leis mais se não nascerem da água do Espirito não entraram no reino de Deus... As igrejas precisam viver em Cristo Jesus e vivo ele tem que está dentro de nós Ele e amor... E não só regras religião muitos vão ficar surpresos porque são tantos que seguem doutrinas e esquecem de amar o verdadeiro Deus e amar o próximo como a sim mesmo.... E o principal amor convívio com eterno não sou católica e evangélica... Mais conhecie meu Pai e tenho convívio com Ele .. Deus e espírito se vc não tiver comunhão com Ele em espírito e verdade a lei fica seca amigo ... As pessoas precisam introduzir a lei no coração por amor e não por uma obrigação Jesus e amor Deus e amor e todos os adoradores de verdade Os verdadeiros adoram em Espírito e Verdade ... Amém

Rogério disse...

Irmão, desde a queda de Adão somos salvos pela graça. MAs perceba o texto do jovem rico onde o próprio salvador diz que se queres alcançar a vida eterna , guarde os mandamentos....então perceba, de que o jovem ja acreditava no salvador bastava apenas obedecer, Leia joão 14:10 e devera entender melhor. Assim espero! Que o altissimo nos ilumine!