01/04/11

SERÁ O ANTICRISTO UM HOMEM OU UM PODER?

Paulo referiu-se ao Anticristo como “o homem do pecado … o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3). É principalmente por causa deste verso que milhões de pessoas têm acreditado que haverá apenas um protagonista. Será o Anticristo um só homem ou um poder? 
O que quer dizer o apóstolo Paulo neste texto?
A Bíblia diz claramente que há “muitos anticristos” (1 João 2:18) e um “espírito do anticristo” (1 João 4:3). João escreve também que qualquer pessoa que nega a verdadeira doutrina de Jesus Cristo é “o enganador e o anticristo” (2 João 1:7-9). Assim,  a ideia da existência de apenas “um” anticristo não é correta no contexto bíblico.
Há outras declarações igualmente inspiradas na Bíblia em paralelo com a expressão de Paulo, “o homem do pecado”. Em Daniel refere o “chifre pequeno” (Daniel 7:8), no Apocalipse a “besta” (Apocalipse 13:1), “o mistério da iniquidade” (2 Tessalonicenses 2:7), e “o iníquo” (2 Tessalonicenses 2:8). De quem ou de que coisa está a Bíblia a referir-se?
A maioria concorda que o “chifre pequeno” de Daniel, a misteriosa “besta” do Apocalipse, e o “homem do pecado” de Paulo, todos se referem ao mesmo poder. Daniel 7 descreve quatro animais – um leão, um urso, um leopardo, e um dragão; como a besta com dez chifres (Daniel 7:3-7). Depois surge na cabeça da besta o “pequeno chifre, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados” (Daniel 7:8). Este
pequeno chifre tinha “olhos como os olhos de um homem”, “uma boca que falava com insolência”, e “fazia guerra contra santos” (Daniel 7:8-21). Isto é exatamente o que “a besta” tem e faz em Apocalipse 13:5-7. Concluímos que, o “pequeno chifre” personifica a própria “besta”. A dificuldade, é a relação entre homem e poder em Daniel 7, e isto porque a besta é definida como um reino, não como um homem. A Palavra Sagrada diz: “… o quarto animal será um quarto reino na terra” (Daniel 7:23).
Ora a Bíblia não diz que o “chifre pequeno” é um homem, mas sim que teria “olhos como os olhos de um homem” (Daniel 7:8). Quando Paulo usou a expressão, “o homem do pecado”, em 2 Tessalonicenses 2:3, ele estava simplesmente a referir-se ao “chifre pequeno” com “olhos, como os de um homem.” No entanto, esse mesmo chifre é referido como “besta” em Apocalipse 13:1, e a Bíblia diz claramente que a besta representa um grande reino (Daniel 7:23).
Um estudo cuidadoso de 2 Tessalonicenses 2 revela a impossibilidade do “homem do pecado”, também chamado “o mistério da iniquidade” e “o iníquo”, como apenas aplicável a um homem. Primeiro, “o mistério da iniquidade”, embora com moderação, “já estava em operação” no tempo de Paulo (versículo 7). Segundo, ele vai continuar por todo o caminho até ao retorno visível de Jesus Cristo no fim do mundo (versículo 8). Assim, não pode referir-se a um só homem, porque o tal teria de ter então quase 2.000 anos de idade!
Será que Paulo usa sempre a expressão “o homem” em qualquer dos seus outros escritos, de tal maneira que não se refira apenas a um homem? Sim. Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:15-17). Aqui “o homem de Deus” não se refere a apenas um homem santo, mas sim a uma sucessão de homens de Deus ao longo da história, que seguem as Escrituras. Paulo também usou a frase “o ministro de Deus” (Romanos 13:4) para se referir a todos oficiais públicos ao longo da história, que restringem o mal. Assim, a frase misteriosa de Paulo, “o homem do pecado”, que é o mesmo que o “chifre pequeno”, e a “besta”, referem-se a um REINO “real” com “os olhos como os olhos de um homem”, isto é, um reino centrado numa sucessão histórica de homens supremamente exaltados, os quais contrários às Escrituras fazem parte do “mistério da iniquidade”.

Steve Wohlberg, 
“Is Antichrist Only One Man?”

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