13/09/11

O ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE

Pergunta: Ouvi algumas dúvidas sobre a pessoa do Espírito Santo no livro do Apocalipse. O Espírito é um membro da Trindade no Apocalipse?

O Espírito desempenha um papel importante no livro do Apocalipse. De facto, o livro começa e termina com referências ao Espírito (Ap. 1:4; 22:17). Para alguns, porém , o facto do Espírito não ser descrito como estando sentado no trono como o Pai e o Filho, significa que Ele não é uma pessoa, muito menos um membro da Trindade. Vamos examinar as evidências.
1. O Papel do Espírito no Apocalipse – O Espírito é chamado “Espírito de vida” (Ap. 11:11), algumas versões dizem “o sopro de vida”), ou seja, Ele é vida e dá
vida. Na Bíblia, a vida é identificada com Deus e Jesus. O importante papel do Espírito é comunicar mensagens de Deus e Jesus por meio do dom de profecia (Ap. 1:10; 4:2; 17:3; 19:10; 21:10). Jesus e o Espírito falam à igreja. Cada mensagem enviada às igrejas contém a frase “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap. 2:7,11,17,29; 3:6,13,22). Essas são mensagens de exortação e, frequentemente, contém promessas ou revelações sobre o plano de Deus para as igrejas, bem como as intenções de Satanás.
Jesus prometeu aos Seus discípulos que Ele estaria com eles na pessoa do Espírito Santo (João 14:15-18). No Apocalipse vemos Jesus falar à Sua igreja por meio do Espírito, a voz e a presença de Cristo dentro da igreja. Ele abençoa a igreja (Apoc. 14:13), concede graça e paz aos que creem (Apoc. 1:4), e está directamente envolvido na missão da igreja (Apoc. 22:17). A igreja existe pelo poder e presença do Espírito.
2. A Trindade e o Espírito – O Apocalipse indica que o Espírito é uma das pessoas da Trindade. A Trindade não entregou a igreja a uma força impessoal! Espíritos demoníacos O imitam, e também são seres pessoais que enganam os reis da terra (Apoc. 16:13,14). É verdade que ocasionalmente encontramos passagens nas quais somente o Pai e o Filho são mencionados (ver Apoc. 5:13; 7:10). Mas o silêncio não é prova de nada.
Há uma fórmula triádica na qualas três pessoas da Trindade são mencionadas: “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte d´Aquele que é, que era e que há-de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo” (Apoc. 1:4,5). Graça e paz são dons de Deus que se originam nos membros da Trindade. O livro termina por referir-se às três pessoas: Jesus (Apoc. 22:16), o Espírito (Apoc. 22:17) e Deus (Apoc. 22:18). Encontramos várias vezes também, a menção dos três na visão do trono: os sete Espíritos de Deus (Apoc. 4:5); Deus (Apoc. 4:9) e Jesus sob os símbolos do Leão e o Cordeiro (Apoc. 5:5,6).
3. O Trono e o Espírito – O Apocalipse não descreve o Espirito sentado no trono de Deus. Há quatro razões importantes para isso.
Primeiro: a ênfase colocada sobre Cristo sentado no trono com Deus é baseada no facto de que Ele venceu as forças do mal. Jesus – Deus em carne humana – subiu ao céu e recebeu a honra de se sentar no trono como co-regente com Deus (Apoc. 5:12,13).
Segundo: o Espírito, de facto, está associado ao trono. Ele permanece diante dele (Apoc. 4:5), e quando o Cordeiro Se levanta diante do trono é descrito que Ele possui os sete Espíritos de Deus, que significa plenitude do Espírito (Apoc. 5:6).
Terceiro: embora o Espírito permaneça diante do trono. Ele não participa na adoração a Deus e ao Cordeiro. Apenas os quatro seres viventes e os 24 anciãos se prostram diante d´Eles e Os adoram (Apoc. 4:9,10).
Quarto: no Apocalipse a função do Espírito no plano da salvação não é sentar-Se no trono, mas estar presente no mundo e com a igreja. Ele é “os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra” (Apoc. 5:6). Ele tornou-Se o Servo de Deus, permanecendo diante d´Ele para Lhe obedecer (Apoc. 1:4).
Ángel Manuel Rodriguez
Dr. Teologia.

Sem comentários: