18/12/12

É a Oração Necessária?


Orar é ter a comunhão com o Pai um contacto vital e pessoal com Deus que é mais do que suficiente. Nós devemos estar em constante comunhão com Ele “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos. E os seus ouvidos estão atentos (abertos) a sua oração (1Pedro 3:12)
 A oração que produz resultado tem que ser baseada na palavra de Deus. “Porque a palavra de Deus é viva e cheia de poder tornando-a activa, energética e eficaz; é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a linha divisória do fôlego da vida e do espírito e das juntas e medulas isto é as partes mais intimas da nossa natureza expondo, separando, avaliando e julgando os pensamentos do coração.
 Orar é esta palavra “VIVA” na nossa boca. A nossa boca deve falar a fé e aquilo que agrada a Deus (Hebreus 11:6).
A palavra de Deus é o nosso contacto com Ele. Nós lembramos-Lhe a Sua palavra (Isaías 43:26) e fazemos-Lhe o nosso pedido no nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Nós reconhecemos que Ele supre todas as nossas necessidades de acordo com as suas riquezas em glória por Cristo Jesus (Filipenses 4:19). A sua Palavra não volta para Ele vazia - sem produzir qualquer efeito, inútil.
Mas concretizará aquilo que lhe agrada e que está nos seus propósitos e prosperara naquilo para o qual Ele a enviou (Isaías 55:11).
 Deus não nos deixou sem os seus pensamentos nem o seu caminho, pois temos a Sua palavra – Deus instrui-nos a clamar por Ele, sabendo que Ele nos reponderará e
nos mostrará coisas grandes e poderosas (Jeremias 33:3). A oração deve ser empolgante – e não penosa.
 Quando o crente ora. Deus move-se á medida que nós oramos em fé - CRENDO – Ele diz que os seus olhos passam por toda a terra para se mostrar forte para com aqueles cujo coração é irrepreensível (Efésios 1:4). Nós somos os seus próprios filhos (Efésios 1:5). Nós somos a sua justiça em Cristo Jesus (2Crintios 5:21). Ele diz-nos para irmos ousadamente perante o trono da graça, obtendo misericórdia e achando graça a fim de sermos ajudados em tempo de necessidade - uma ajuda apropriada e na hora exacta (Hebreus 4:16).
 A armadura de oração é para todo o crente, todo o membro do corpo de Cristo, que use e ande nela, porque as armas do nosso combate não são carnais, mas poderosas em Deus para a destruição das fortalezas do inimigo (Satanás, o deus deste mundo e todas as suas forças demoníacas). O combate espiritual acontece na oração (2Corintios 10:4, - Efésios 6:12).
 Há muitos diferentes tipos de oração tal como a oração de acção de graças e de louvor, oração de dedicação e adoração e a oração que muda as coisas (não Deus). Todo tipo de oração envolve tempo de comunhão com o Pai.
 Em Efésios 6, Timóteo 2, nós somos admoestados e ensinados que petições, orações, intercessões e acções de graças sejam oferecidas para o bem de todos os homens (1 Timóteo 2:1). A oração é da nossa responsabilidade.
 A oração deve ser o fundamento de todo o empreendimento cristão. Qualquer fracasso é um fracasso na oração. Nós não devemos ser ignorantes acerca da palavra de Deus. Deus deseja que o seu povo tenha sucesso, seja cheio de um conhecimento pleno, claro e profundo da sua vontade (da Sua Palavra) para dar fruto em toda a boa obra (Colossenses 1:9-13). Só assim traremos honra e glória a Ele (João 15:8). Ele deseja que saibamos como orar porque “a oração dos rectos é o seu contentamento (Provérbios 15:8).
 O nosso Pai não nos deixou indefesos. Não somente Ele nos deu a sua palavra, mas também nos deu o Espírito Santo para nos ajudar nas nossas fraquezas quando nós não sabemos orar como convém (Romanos 8:26). O nosso Pai proveu toda a forma possível para assegurar ao seu povo a vitória completa e total nesta vida no nome do nosso Senhor Jesus (1João 5:3-5).
 Quando Jesus enfrentou Satanás no deserto. Ele disse, “Está escrito…….está escrito”. Nós devemos viver, firmar-nos e estar sustentado por toda a palavra que procede da boca de Deus.
 Tiago, pelo Espírito, admoesta que nós não temos porque não pedimos. Pedimos mas não recebemos porque pedimos mal. Tiago 4:2-3). Nós devemos dar ouvido a esta admoestação para que possamos ser peritos em oração, manejando correctamente a palavra da verdade (2Timóteo 2:15).
 Usar a palavra em oração não é tira-la do contexto, porque a Sua palavra em nós é a chave para oração respondida - a oração que produz resultados. Ela é capaz de fazer muito mas para alem daquilo que pedimos ou pensamos de acordo com o poder que em nós opera (Efésios 3:20). O poder está contido na palavra de Deus. Ela está ungida com o Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus não nos conduz para fora da palavra, pois a palavra é do Espírito de Deus. Nós aplicamos na palavra ao agora - aquelas coisas, circunstâncias e situações que se deparam com cada um de nós.
O homem  (corpo, mente e espírito) deformado esquece facilmente, cada uma destas partes deve ser alimentada devidamente. A alma ou intelecto alimenta-se de alimento intelectual para produzir força intelectual. O corpo alimenta-se de comida física para produzir força física. O espírito, o coração ou o homem interior, é o seu verdadeiro eu, a parte que renasceu em Cristo Jesus. Deve alimentar-se de comida espiritual a qual é a Sua Palavra, e adquirimos uma atitude mental e espirituais novas (Efésios 4:23:24.
 A palavra de Deus, este alimento espiritual, toma raiz nos nossos corações e, forma e regenera pensamentos que se exprimem com a língua, a nossa palavra falada com a nossa boca. Isto é poder criativo. A palavra falada opera quando nós a confessamos e depois aplicamos acção.
 Sede praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmo (Tiago 1:22).
 A fé sem obras ou acções correspondentes é morta (Tiago 2:17).Não devemos praticar assentamento mental – ou seja acreditando que a Bíblia é verdadeiras mas nunca agindo sobre ela. A verdadeira fé é agir sobre a palavra de Deus AGORA. Nós não podemos edificar a Fé sem praticar a palavra. Nós não podemos desenvolver uma vida de oração eficaz, que não seja mais do que somente palavras vazias, a não ser que a palavra de Deus faça mesmo parte das nossas vidas. Devemos reter firmemente a nossa confissão da veracidade da palavra., O nosso Senhor Jesus é o Sumo-sacerdote da nossa confissão (Hebreus 3:1), e Ele é a garantia do melhor acordo – um pacto mas vantajosos e excelente (Hebreus 7:22).
 Nós esperamos a sua intervenção divina enquanto escolhemos não olhar para aquilo que é visível, mas para aquilo que é invisível, porque as coisas visíveis estão sujeitas a mudanças (2Corintios 4:18).
 A oração baseada na palavra ergue-se acima dos sentidos, contacta o Autor da palavra e coloca em operação as suas leis espirituais. Não é somente dizer orações que se obtém resultados, mas passando tempo com o Pai, aprendendo a sua sabedoria, extraindo da sua força, sendo cheios da sua quietude, e deliciando-nos no Seu amor, que terão resultados as nossas orações.
José Carlos Costa

Sem comentários: