12/08/14

É Jesus o Único Caminho?

Algumas frases marcaram a era triunfal do Império Romano. Quem nunca ouviu as expressões “quem tem boca vai a Roma” ou “todos os caminhos levam a Roma”? Inadvertidamente, essas expressões foram importadas para a cultura sacra e não raramente ouço a frase: “todos os caminhos levam a Deus”. O que diz a Bíblia a tal respeito? Será que realmente todos os caminhos, todas as religiões, todos os mestres levam a Deus? Se não, porque “Jesus é único caminho”? para Deus?

Em primeiro lugar, precisamos compreender porque existe em nós a necessidade de sermos levados até Deus.

Fomos criados para nos relacionarmos intimamente com Ele e assim aconteceu no início. Porém uma coisa que Deus não suporta, fez separação entre os homens e Deus. Essa coisa é o pecado. Quando o
homem pecou, um abismo surgiu e este relacionamento foi quebrado. Como fomos criados para este relacionamento, para cumprirmos o propósito da nossa criação, fez-se necessário que nos religássemos ao Criador.

Na tentativa de reestabelecer essa ligação o homem tem buscado alguns caminhos errados. Citarei 4 destes caminhos e versículos que mostram a sua ineficácia.

1. Boas obras: existe no subconsciente humano a ideia de que se fizermos bem aos outros seremos salvos. Isto não é verdade! As boas obras devem ser consequência da salvação e não o caminho para a salvação.

“Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos” (Isaías 64.6) “boas acções”.

“Não há um justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3,10-12).

“Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).

2. Regras morais: os famosos “podes” e “não-podes”, o ser correto perante a sociedade. Da mesma forma como quanto às boas obras, espera-se estas atitudes de um crente, porém as regras por si só não são capazes de nos religar à Deus.

“Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: ‘Não manuseie!’, ‘Não prove!’, Não toque!’? Todas essas coisas são destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor nenhum para refrear os impulsos da carne” (Colossenses 2.20-23).

3. Prática de rituais: ou seja, repetir sistematicamente as mesmas ações com o intuito de que isso nos aproxime de Deus. Sem um coração voltado para Deus esses rituais tornam-se inúteis.

“Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados” (Hebreus 10.4).

“Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Isaías 29.13).

"E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mateus 7: 23)

4. Intermediadores humanos e espirituais: na tentativa de se reconciliar com Deus muitos depositam as suas esperanças em padres, pastores, guias, etc. ou então em supostos seres divinos como santos, anjos, etc. Porém, a Bíblia ensina que só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo.

“Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superior” (Hebreus 8.6).

“Há um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1Timóteo 2.15)

No evangelho de João, Jesus se apresenta como sendo o único caminho capaz de nos levar à Deus:
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)

Diante de tantas alternativas, a pergunta então que fica no ar é: por que Jesus é o único caminho?

Existem 4 elementos fundamentais para essa religação que, unidos, só são encontrados em Jesus.

1. Jesus é Deus: para ser a ponte entre o homem e Deus era necessário que Jesus estivesse dos dois lados do rio, ou seja, ser ao mesmo tempo homem e Deus. Nesta simples declaração entendemos caminho 2 das 4 características, ou seja, só Jesus é Deus e homem!

“Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou” (João 8.58).

2. Jesus é homem: Jesus caminhou nas nossas estradas, bebeu da nossa água e comeu do nosso pão. Ele nasceu, cresceu, tornou-se homem e nunca pecou. Ele foi ao Calvário; morreu e ressuscitou.
“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1Timóteo 2.5).

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2.6-8).

3. Jesus é justo: se o que nos separa de Deus é o pecado, obviamente, a ponte que nos religaria a Deus não poderia ter pecados.

“Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado”.  (Hebreus 4:15)

4. Jesus é justificador: não basta Jesus reunir as três características anteriores se Ele não quisesse ser nosso justificador. Ou seja, não basta a ponte ser perfeita, é preciso que ela esteja no lugar certo. E Jesus quis justificar-nos.

“Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus” (1Pedro 3.18).

Não sei quais os caminhos que em buscado para se achegar a Deus, mas hoje o convido a buscar o ÚNICO CAMINHO capaz de fazer isso! Busque a Jesus! Somente Ele é capaz de te levar a Deus!

JESUS CRISTO

Se você conhece alguém que tem buscado outros caminhos e certamente, isso tem acontecido. Tem encontrado pessoas com um grande vazio existencial, envie esta mensagem! Que Jesus possa entrar nas nossas vidas e preencher esse enorme vazio deixado pela separação que o pecado trouxe entre nós e Deus!

Sem comentários: