04/10/14

OS PREJUÍZOS DA AUTO IMAGEM NEGATIVA

Se você pensa em ser diferente do que é, ou mesmo ser alguma outra pes­soa, possivelmente tem algum proble­ma relativo à sua própria auto-imagem. Você se sente feliz e realizado em ser o que é? A resposta a esta indagação pode ser a chave para determinar como você vive e a maneira como você se relaciona com Deus e com o próximo. A sua vida será determinada por aquilo que você pensa ser.
Auto-imagem, autoconceito, autovalorização, auto-estima são frequentemente usadas com o mesmo sentido. Através delas estamos nos referindo à avaliação que o indivíduo faz, e costumeiramente mantém acerca de si mesmo. Portanto, a auto-estima de al­guém pode ser tanto alta como baixa, positiva ou negativa. Normalmente, o senso de valorização influenciará no tipo de vida que a pessoa vai levar. No con­texto racista americano, uma criança ne­gra pendurou um cartaz no seu quarto que dizia: "Eu sou eu e sou bom, porque Deus não faz porcaria."

A lição de hoje enfocará este empol­gante assunto.

1. O conceito bíblico de auto-imagem

Será que podemos encontrar o con­ceito de auto-imagem na Bíblia? Claro que sim. Auto-imagem é um conceito da psicologia para um antigo conceito bí­blico. Se entendemos a auto-imagem como a ideia que fazemos de nós mes­mos, encontraremos várias ilustrações bíblicas.

Porque, como imagina seu coração, assim ele é (Pv 23.7). Há muito tempo Salomão observou a relação existente entre o que o homem pensa e o modo como age.

Também vimos ali gigantes, e éra­mos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos " (Nm 13.33). O texto mos­tra que a impressão que os espias tinham de si mesmos afetou até o modo pelo qual os inimigos os viam – foi considerada apenas como um punhado de gafanhotos. A ideia que os espias fi­zeram de si mesmos influenciou em sua própria ação.

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pen­se de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um "
(Rm 12.3). O ponto importante para Paulo é que cada crente deve formar um autoconceito em resultado de uma ava­liação realista de si mesmo.

Encontramos em outros personagens bíblicas descrições objetivas de autoconceito: Caim (Gn 4.5-7), Davi, (2 Sm 12 e SI.51), Pedro (Lc 22.33-34, 54.62) e Pau­lo (1 Co 4.16, 11.1 e 15.9-10; 1 Tm 1.15).

Para uma definição verdadeiramen­te bíblica citamos Josh McDowell: "Uma auto-imagem saudável é ver a si mes­mo como Deus o vê, nem mais nem menos. Em outras palavras, uma auto-imagem saudável significa uma visão realista de nós mesmos dentro da pers­pectiva de Deus, como somos retrata­dos em sua Palavra ".

2. A necessidade de auto-imagem

É indescritível a necessidade que as pessoas têm, hoje em dia, de se senti­rem amadas e valorizadas. Infelizmen­te, a sociedade em que vivemos nos transmite uma mensagem de desvalori­zação e de degradação do indivíduo, como pessoa humana. Assim, em vez de se sentirem amadas e valorizadas, as pessoas são levadas a se sentirem iso­ladas, emocionalmente rejeitadas pelos demais ou por eles usadas, sendo, cada uma, apenas mais um dente em uma grande engrenagem.

A auto-imagem é necessária, pois, ela se tornará a chave para o sucesso e a felicidade em sua vida. "A sua visão, acer­ca de você mesmo, é muito mais impor­tante do que tudo o que a maioria das pessoas possa pensar a seu respeito " (John Devines). Quem se considera in­ferior aos outros produzirá trabalho de qualidade inferior, enquanto quem se considera mais capaz produzirá melhor.

3. O caminho para uma auto-imagem positiva

Algumas pessoas têm uma visão vai­dosa de si mesmas (orgulho), enquanto outras se Auto- despreciam (falsa humildade). Precisamos de uma visão equili­brada e realista, conforme a Bíblia. Ve­jamos alguns passos que precisamos dar na caminhada para uma auto-imagem positiva.

3.1. A Auto-Estima é uma Experi­ência Natural

A expressão "amar o próximo como a si mesmo " é encontrada cinco vezes na Bíblia (Lv 19.18; Mt 19.19; Mc 12.31; Lc 10.27; Rm 13.9). De acordo com Je­sus, é o segundo grande mandamento. Devemos notar, entretanto, que amar a si mesmo não constitui um mandamen­to, pois, a auto-estima é subentendida como uma experiência normal.

3.2. Uma Auto-imagem Positiva é Ver a si mesmo como Deus o Vê, nem mais nem menos

Precisamos ter uma visão realista do que somos. A Bíblia mostra, de várias maneiras, que os seres humanos são especiais para Deus. São o ápice da criação de Deus (Gn 1), criados à imagem de Deus (Gn 1.26-27), com a possibilidade de virem a ser filhos de Deus (João 1.12-13). Você pode dizer, como Francis Schaeffer "O homem é pecador e maravilhoso." No Velho Testamento o salmista se maravi­lhava de que tivéssemos sido criados "um pouco só menor que os anjos" e com um propósito específico (Gn 1.28). Os escritores do Novo Testamento também reconheciam os seres humanos como uma criação especial de Deus. Somos o objeto do propósito redentor de Deus neste mundo (Jo 3.16).

4. Sugestões para uma auto-imagem melhor:

1. Não se rotule de forma negativa (Sou desajeitado, e assim por diante). A tendência é conformarmo-nos com ró­tulo que nos damos.

2. Comporte-se de maneira firme (mas não agressiva) mesmo em situa­ções ameaçadoras, especialmente quan­do não se sinta tão firme.

3. Quando falhar, admita ou con­fesse a Deus, seu Pai, e então se recuse a auto-condenar-se. "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que es­tão em Cristo Jesus" (Rm 8.1). Lembre-se de que você está no processo de se tornar como Cristo. Crescer leva tempo. Seja bondoso consigo mesmo da mes­ma forma que seria, ou esperaria ser, para uma outra pessoa qualquer.

4. Não se compare aos outros. Você é uma pessoa singular. Deus aprecia sua singularidade, tenha uma atitude seme­lhante em relação a si mesmo.

5. Concentre-se e medite na graça, no amor e na aceitação de Deus – não nas críticas dos outros.

6. Relacione-se com amigos confi­antes, que gostem de você e que apre­ciem a vida.

7. Comece a ajudar os outros a verem-se, a si mesmos, como Deus os vê, aceitando-os, amando-os e encorajando-os. Dê-lhes a dignidade que mere­cem como seres ímpares diante de Deus.

8. Aprenda a rir; atente para o lado humorístico da vida e prove-o.

9. Tenha expectativas realistas em relação aos outros, levando em conta os talentos, dons, capacidade e potencial específicos de cada pessoa.

10. Tenha calma e vá devagar. Se Je­sus, que não tinha pecados, esperou por trinta e três anos em preparativos para um ministério de três anos, talvez Deus não tenha tanta pressa a seu respeito quanto você supõe.

Sem comentários: