14/09/12

A LONGEVIDADE SEGUNDO A BÍBLIA

“Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos”. Génesis 6:3

Os 120 (cento e vinte) anos retratados nesse versículo recebem duas interpretações:

1. Seria o tempo que Deus esperaria até destruir o mundo com o dilúvio, a partir daquela data.

Se assim foi, Moisés teve 120 anos para construir a arca e pregar a salvação para a humanidade, na esperança de que alguém se convertesse e também fosse salvo do dilúvio. A Bíblia diz que era um povo corrupto e despreocupado quanto às coisas espirituais:
“Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos”. Mateus 24:38-39

“Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água”;
1 Pedro 3:20

Também se refere a Noé como um pregador da justiça: “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios” . 2 Pedro 2:5

2. Seriam a idade limite para a vida máxima do homem, estabelecida por Deus a partir do dilúvio.
Antes do dilúvio a Bíblia traz o registo de pessoas que viveram muito além disso. Por exemplo: Adão viveu 930 anos; Sete, 912 anos; Noé, 950 anos e Matusalém, o recordista, viveu 969 anos.

Após o dilúvio a idade não se reduziu a 120 anos subitamente mas, de forma progressiva, aqueles que nasceram a partir daquele evento foram vivendo menos.

Por exemplo, Arfaxade, filho de Sem e neto de Noé, que nasceu 2 anos após o dilúvio, viveu 438 anos; Selá, filho de Arfaxade, viveu 433 anos; seu filho 464 e já na 5ª geração a vida diminuiu para 241 anos (Génesis 11). Terá, pai de Abraão, viveu 205 anos, Abraão 175 anos (Gn 25:7), Isaque 180 anos (Génesis 35:28) e Jacó 147 anos (Gn 47:28). A partir daí as idades foram diminuindo e Moisés viveu 120 anos, já o rei Davi, cerca de 70 anos.

VOLTANDO-NOS PARA OS DIAS ATUAIS
Segundo o Guinnes Book, a pessoa viva mais velha do mundo é actualmente a americana Besse Cooper, com 116 anos e a pessoa que mais viveu no mundo foi a francesa Jeanne Calment que viveu 122 anos e 164 dias (1).

Na revista Superinteressante encontramos o seguinte relato: A marca tida como limite da longevidade humana é de 120 anos. “Ao longo da História, há registros de gente com 120 anos, mas esse é apenas um número mágico, sem comprovação científica”, explicou à SUPER a professora de Genética Marília Cardoso Smith, da Universidade Federal de São Paulo (2). Na verdade a ciência tem conseguido aumentar a idade média, mas não a idade máxima.

QUAL SERIA, ENTÃO, A INTERPRETAÇÃO MAIS CORRETA?
Na dúvida entre uma e outra talvez possamos ficar com as duas.
Que Deus nos abençoe!
Pensamento para reflexão: “Hábitos físicos corretos promovem a superioridade mental. Faculdade intelectual, força física e longevidade dependem de leis imutáveis. Nesta questão o acaso não existe. O Deus da natureza não interferirá para preservar os homens das consequências da violação das leis da natureza. Há muita genuína verdade no provérbio: "O homem é o arquiteto do seu próprio destino." Conquanto os pais sejam responsáveis pela estampa do caráter, bem como pela educação e instrução de seus filhos, é ainda verdade que nossa posição e prestatividade no mundo dependem, em grande medida, de nossa própria conduta. Daniel e seus companheiros desfrutaram os benefícios de instrução e educação corretas logo nos primeiros tempos de vida, mas essas vantagens tão-somente, não teriam feito deles o que foram. Chegou o momento em que deviam agir por si mesmos, quando o futuro deles dependia de sua conduta. Decidiram então ser fiéis às lições que lhes foram dadas na meninice. O temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, foi o fundamento de sua grandeza. O Espírito de Deus fortaleceu-lhes cada propósito bom, cada nobre resolução.” Christian Temperance and Bible Hygiene, págs. 25-28.

FONTES
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_pessoas_mais_velhas_do_mundo
2. http://super.abril.com.br/alimentacao/65-anos-cada-perna-437886.shtml
3 Bíblia Online: http://www.bibliaonline.com.br/

3 comentários:

Unknown disse...

Quem levou 120 anos para construir a arca foi Noé e não Moisés. (2° parag.)

Tânia disse...

Isso mesmo! Kkkkk

blogdokastilho.blogspot.com disse...

A questão da longevidade é mais um simbolismo. Quem seguia mais firmemente os mandamentos de Deus, tinha como recompensa uma vida mais longa. Hoje se ensina que quem segue os mandamentos terá a vida eterna!
De qualquer forma, a questão cronológica em escritos antigos, não eram levados muito em consideração, basta ver que o Odisseu levou dez anos guerreando em Tróia, depois mais dez anos para retornar para Ítaca, sua casa. Chegando lá seu filho, Telemâco, continuava um garoto, sua mulher Penélope, continuava jovem.